Abapa promove curso de formação sobre o setor agrícola para os professores do Oeste da Bahia Pular para o conteúdo principal

Abapa promove curso de formação sobre o setor agrícola para os professores do Oeste da Bahia

A ação, que vai capacitar um total de 500 professores                  de nove municípios baianos

Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está promovendo um curso de formação para os professores da rede pública de ensino dos municípios localizados em área agrícola do Oeste da Bahia. Nessa segunda-feira (3), foram finalizadas as atividades para os profissionais dos municípios de Barreiras e Baianópolis, e na última semana, de Correntina/Rosário, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério/Roda Velha, que cumpriram a carga horária de 8 horas/aula, por meio de uma plataforma virtual, e garantiram a formação técnica em “Agronegócio, Educação Ambiental e Sustentabilidade do Campo”. A ação, que vai capacitar um total de 500 professores de nove municípios baianos, integra o projeto que tem o objetivo de aproximar o campo da cidade com o maior conhecimento sobre o funcionamento do setor agrícolas nas unidades escolares.

A professora da Escola Municipal Mozart Feliciano, de Luís Eduardo Magalhães, Romilda Alves, parabeniza a Abapa pela formação que levou informações técnicas sobre o setor agrícola, a exemplo da porcentagem de áreas que são preservadas, importância do agro para o sustento de milhares de pessoas, bem como a atuação da nossa região no cenário nacional e mundial. “São aspectos e informações que com certeza iremos, como escola, agregar aos nossos planejamentos e sistematizar através de aulas dinâmicas, participativas e práticas para nossas crianças”, explica. Por meio da plataforma virtual, a jornalista especialista na área do agronegócio, Lilian Dias, está levando aos participantes um panorama da atividade agrícola do Oeste da Bahia, reforçando os aspectos no cumprimento da legislação ambiental, trabalhista e de respeito aos critérios de sustentabilidade.

A bióloga e analista ambiental Danielle Barbosa, vem abordando a educação ambiental como transversal à atividade pedagógica, que se interliga com as práticas desenvolvidas no campo. As pedagogas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Amanda Bastos e Isabele Sodré, finalizam o curso com a formação com foco no processo ensino-aprendizagem e a possibilidade de inserção das temáticas do agronegócio aplicadas de forma transversal em sala de aula. Para Danilo Teixeira, professor da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, do Rosário/Correntina, o curso de formação disponibilizado pela ABAPA contribuiu para aproximar as atividades escolares pedagógicas daquelas desenvolvidas no campo. “A partir desta formação, torna-se possível propor ações pedagógicas que venham a contribuir na formação cidadã dos alunos, mas, também, em sua capacitação técnica e em seu conhecimento de mundo”.

Ao abrir as atividades do curso de formação, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, reforçou a importância de professores e estudantes conhecerem a realidade onde vivem. “Ainda existe muito preconceito sobre a atividade agrícola e fazer esta troca de experiência demonstrando a tecnologia que está sendo usada na região, que nos permite ter as maiores produtividades de soja e milho do Brasil e a maior produtividade de algodão não irrigado do Mundo. Foram repassadas informações científicas, mostrando mapas e fatos verdadeiros. Este é o caminho para valorizar a agricultura, tão fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e geração de renda da região. Este projeto, com o apoio dos professores, pode possibilitar o interesse de futuros profissionais. Podemos demonstrar que além de produzir alimentos, também preservamos a vegetação, recuperamos nascentes e estradas”, afirma.

As próximas capacitações têm início nesta terça (4) para os professores de Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves, e na próxima quinta-feira (13), para Cocos e Jaborandi. O curso de Formação do Programa Educacional Conhecendo o Agro conta com o apoio da FAEB/Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), e das Secretarias Municipais de Educação.

com informação falabarreiras blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”