Rui Rezende lança seu quarto livro: Oeste da Bahia – O Novo Mundo, após se recuperar de grave acidente de avião Pular para o conteúdo principal

Rui Rezende lança seu quarto livro: Oeste da Bahia – O Novo Mundo, após se recuperar de grave acidente de avião

uma das fotos do fotografo Rui Rezende
 
 
Depois de sofrer um grave acidente de avião enquanto fazia fotos para o seu novo livro, na região oeste da Bahia, e ficar 10 dias em coma induzido e 140 dias se recuparando de lesões, o fotógrafo Rui Rezende já pode comemorar o lançamento do seu quarto livro - Oeste da Bahia – O Novo Mundo -, que acaba de sair do forno. Um trabalho incessante, que durou 3 anos e meio de pesquisa in loco e conta a história da região através de 228 imagens e textos de Cícero Felix, editor chefe da Revista A. O lançamento será realizado nas cidades de Barreiras, no SESC (13/12, das 17 às 21h) e Santa Maria da Vitória, na Faculdade Federal (15/12, das 16 às 21h). Em Salvador, o livro será lançado no dia 20 de dezembro, no Forte Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), das 17 às 21h, com exposição fotográfica e exibição de um vídeo com cenas do making off, no melhor estilo Road Movie.
 
O retratista, como Rui gosta de ser chamado, sobrevoava uma plantação de algodão, com objetivo de realizar um registro panorâmico de um desenho gigante que foi desenhado no chão do terreno pelo próprio fotógrafo, com a ajuda de uma colheitadeira, quando o avião caiu. Apesar da pausa para recuperação pós-acidente, o trabalho está pronto e traz um registro memorável desta região tão rica em beleza e tão pouco registrada iconograficamente.
 
Rui Rezende clicou mais de 50 mil fotos do oeste da Bahia. De carro percorreu mais de 130 mil km e somou, ainda, mais de 50 horas de voo. Ele justifica o projeto citando a dimensão que a região oeste representa para a Bahia e para o Brasil. Na área registrada caberiam três estados brasileiros: Espírito Santo, Sergipe e Rio de Janeiro, além de fazer fronteira com Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Piauí e Pernambuco. Ao todo foram visitados 35 municípios da face oeste do Rio São Francisco. O projeto conta com o incentivo da Lei Rouanet e o patrocínio da Galvani Fertilizantes.
 
O espírito aventureiro e desbravador, que possibilitou à descoberta de imagens ainda desconhecidas, é uma característica marcante na vida do fotógrafo baiano Rui Rezende. Também foi assim em seu primeiro livro - Chapada Diamantina, Um Paraíso Desconhecido em 2012.    Outra vertente do seu trabalho, ainda como retratista da natureza, é produzir imagens abstratas explorando mais seu olhar artístico e neste tema, centenas de suas fotos foram utilizadas em vários projetos de Arquitetura e Decoração no cenário nacional, inclusive mostras de decoração.
 
Percorrer as trilhas traçadas pela natureza e fazer desse passeio um importante e valioso registro, este é o desafio do fotógrafo que, com sensibilidade e técnica incontestáveis, consegue perpetuar o momento exato, mágico, imortalizando e tornando visível o que muitos não conseguiriam enxergar. Essa é a verdadeira alquimia da arte da fotografia. E é justamente nessa metamorfose que se concentra o olhar e o talento de Rui Rezende.
LANÇAMENTO
Oeste da Bahia – O Novo Mundo
de Rui Rezende
 
* BARREIRAS – Dia 13 de dezembro, no Sesc,  das 17 às 21h.
* SANTA MARIA DA VITÓRIA – Dia 15 de dezembro, na Faculdade Federal, das 16 às 21h.
* SALVADOR – Dia 20 de dezembro, no Forte Santo Antônio (Farol da Barra), das 17 às 21h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”