SEGUNDO INSTITUTO DE PESQUISA, AINDA HA MUITOS INDECISOS NA BAHIA Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO INSTITUTO DE PESQUISA, AINDA HA MUITOS INDECISOS NA BAHIA

A pesquisa Sensus sobre a sucessão estadual, encomendado pela TV Aratu e divulgada na noite dessa quinta-feira (4/9), aponta um cenário quase inalterado na Bahia, se comparado com a última pesquisa do Ibope: o candidato da coligação “Unidos pela Bahia”, o democrata Paulo Souto, ganharia já no primeiro turno com 43% das intenções de voto. Em segundo lugar, Rui Costa (PT), da coligação “Para Bahia Mudar Mais”, com 16%; e a socialista Lídice da Mata, da coligação “Um Novo Caminho pela Bahia”, vem em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto.  
No entanto, o levantamento deixa a entender que a vitória ainda não está definida e que os candidatos ainda têm muito trabalho pela frente no que se refere à conquista de votos: dos mil eleitores entrevistados sobre a sucessão estadual, 28% estão indecisos, votarão nulo ou em branco. Os candidatos considerados nanicos, como Rogério Tadeu da Luz (PRTB), Renata Mallet (PSTU) e Marcos Mendes (PSOL), juntos, somam apenas 3%.
A mesma indefinição, e em proporções maiores, pode ser vista na corrida para o Senado. Conforme o Instituto Sensus, dos mil eleitores ouvidos, chega a 41% o número de indecisos, votos nulos ou em branco.O candidato Geddel Vieira Lima (PMDB) lidera com 32% das intenções de voto; seguido de Otto Alencar (PT), com 18%; Eliana Calmon (PSB), com 4%; Hamilton Assis (PSOL), com 3% e Adson Gomes com 2%.A pesquisa foi realizada entre os dias 27 de agosto e 01 de setembro. 
No registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) consta que as entrevistas foram feitas em 56 municípios sorteados aleatoriamente por representatividade de grupos populacionais.Não houve, como de costume, simulação de segundo turno. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e a margem de confiança é de 95%. Os dados foram registrados no TER com número BA-00014/2014.Na pesquisa realizada pelo Ibope, no dia 27 de agosto, o democrata Paulo Souto aparecia com 44%; o petista Rui Costa com 15% e Lídice da Mata com 9%. 
Brancos e nulos somaram 16% enquanto 14% disseram estarem indecisos na ocasião. Alguns petistas, que aguardavam a ascensão do apadrinhado do atual governador Jaques Wagner, consideraram os números positivos e acreditam  que o comício de Rui Costa com a presença do o ex-presidente Lula, na capital baiana, na última quarta-feira (3), possa impulsionar as intenções de voto em uma próxima pesquisa. 
Para o presidente do PT, Everaldo Anunciação, o fato de o cenário político permanecer inalterado não significa muita coisa. Segundo Anunciação, ainda há tempo para reverter o quadro, além disso, pesquisas internas têm mostrado o crescimento de Rui. “Algumas pesquisas não devem ser tomadas como parâmetro na Bahia. As pesquisas internas mostram o crescimento claro de Rui. E a tendência é que com o passar de setembro a situação mude”, afirma. 
O coordenador do programa de governo de Lídice da Mata e candidato a deputado federal, Domingos Leonelli, diz que pesquisas são como flashes momentâneos que nem sempre refletem todo o contexto. A expectativa do PSB é de que com o passar dos dias cresça o número de intenções de voto para a socialista. 
Segundo ele, ainda não foi medido, por exemplo, a vinculação do crescimento da presidenciável Marina Silva (PSB) à campanha de Lídice. “Marina começou ontem (quarta-feira) a pedir votos para Lídice na televisão. Agora de qualquer forma, para a estrutura que ambos os candidatos dispõem, muito maior, tanto como tempo na televisão como placas nas ruas, Lídice continua com um excelente desempenho. Ela tem menos de dois minutos na TV, contra 7 a 10 minutos dos adversários, além de ser a única que tem uma candidata a presidente em ascensão”, declarou.
Hieros Vasconcelos Rego, Tribuna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”