Banco Mundial anuncia: Brasil registra redução histórica da pobreza crônica Pular para o conteúdo principal

Banco Mundial anuncia: Brasil registra redução histórica da pobreza crônica

Reducaopobrezagraficoqueda
 
Os governos dos presidentes Lula e Dilma conseguiram reduzir, drasticamente, a chaga da pobreza extrema que por muitos anos sacrificou o Brasil. A redução da pobreza crônica - aquela em que as privações vão além da renda, atingiu a marca histórica de 76% em oito anos. O índice caiu de um patamar de 6,7% em 2004 para 1,6% em 2012. É o que revela estudo apresentado pelo Banco Mundial (Bird) em encontro no Rio de Janeiro. 
 
O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo World Without Poverty (WWP). O estudo é resultado do projeto conjunto do Bird, do MDS e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
 
"O que nos estimula é que os dados do Banco Mundial mostraram que nossa ação foi eficaz, pois conseguiu atingir a pobreza crônica", afirmou a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que participou do encontro. 
 
A pesquisa desenvolvida pelo Bird teve como foco a pobreza multidimensional que, além  da renda, estabelece sete dimensões da pobreza como se as crianças e adolescentes até 17 anos estão na escola, os anos de escolaridade dos adultos, o acesso à água potável e saneamento, eletricidade, condições de moradia e, finalmente, a bens, como telefone, fogão e geladeira. A pobreza é considerada crônica quando são registradas privações em pelo menos quatro das sete dimensões. 
 
A ministra Tereza Campello  disse que “os resultados na redução da pobreza multidimensional refletem os efeitos de políticas implementadas nos últimos anos, como o Luz para Todos, e a melhoria no acesso à educação". Ela disse ainda que desde o inicio do Programa Luz Para Todos, em 2004, mais de 3,1 milhões de residências tiveram acesso à luz elétrica. 
 
Para os deputados Fernando Ferro (PT-PE) Jose Guimarães (PT-CE) os dados confirmam a revolução social implementada pelos governos dos presidentes Lula e Dilma nos 12 anos à frente do comando do País. 
 
“Nos últimos anos vivemos revolução nas políticas sociais. A alteração é visível nas cidades e  nos municípios brasileiros. Esses dados demonstram a inversão de prioridades. O nosso governo passou a ter um novo olhar para setores da sociedade alijados das politicas econômicas e sociais do País”, analisou Fernando Ferro.
 
O parlamentar petista lembrou ainda que para implementar políticas de combate às várias dimensões da pobreza, o governo teve que enfrentar oligarquias e grupos financeiros contrários aos programas de inclusão social.
 
Para o vice-presidente Nacional do PT, deputado José Guimarães o estudo do Banco Mundial evidencia a revolução social que o PT fez à frente do governo. “Os presidentes Lula e Dilma enfrentaram o drama da pobreza extrema com distribuição de renda. Não adianta crescer sem distribuir. A distribuição de renda é o segredo do nosso governo. A política de inclusão social é o legado que marcará a vida das pessoas e a história do Partido dos Trabalhadores”, enfatizou Guimarães.
 
Ele disse ainda  que foi esse olhar que proporcionou acesso de parcela historicamente excluída à educação, ao ensino profissionalizante com o Pronatec, à saúde com o Mais Médicos, à água, luz, moradia com os programas Água para todos,  Luz para Todos , Minha Casa Minha Vida. “O acesso a esses programas e a outros que os complementam é o que contribui para a redução da pobreza crônica em todas as dimensões”, avaliou.
 
A ministra destacou ainda que o trabalho apresentado pelo Banco Mundial considerou dados até 2012 e que os resultados são ainda mais surpreendentes se atualizá-los até 2013, que incluem efeitos de programas como Água para Todos, Minha Casa Minha Vida e Mais Médicos.
 
Benildes Rodrigues com blog do Planalto
Ouça o deputado Nilmário Miranda (PT-MG) na Rádio PT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”