Abapa realiza curso de capacitação para operador de trator agrícola Pular para o conteúdo principal

Abapa realiza curso de capacitação para operador de trator agrícola

DSC_1174
O CTA faz parte do projeto Parceiros da Tecnologia, fruto da parceria com a Agrosul/John Deere

Com objetivo de capacitar operadores de tratores agrícolas, levando-os ao conhecimento prático e teórico à tecnologia aplicada nestes equipamentos, o Centro de Treinamento da Abapa (CTA), realizou entre os dias 25 e 29 de agosto, no Concessionário da Agrosul – John Deere, no distrito de Roda Velha, município de São Desidério, o Curso de Capacitação para Operadores de Trator Agrícola.
Para o coordenador do CTA, Douglas Fernandes, é atribuição do projeto assistir ao associado na transferência da tecnologia empregada nos tratores John Deere. “Entendemos que a otimização destas operações só será possível por meio da capacitação profissional. Dessa forma conseguiremos reduzir custos e elevar a capacidade produtiva das lavouras. Além do monitoramento técnico os treinamentos possuem acompanhamento pedagógico junto ao Senai, pois, entendemos que o perfil profissional destes operadores tornou-se fundamental para que se alcance resultados duradouros”, disse Douglas.
O treinamento foi dividido em 16 horas de aulas teóricas, que abordou: Noções básicas em NR-11, NR-12 e NR-31; Normas de segurança e procedimentos em situações de emergência; Direção defensiva; Noções de primeiros socorros; Identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e à saúde do trabalhador; Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina e implementos; Especificações técnicas do equipamento; dentre outros. Já as aulas práticas foram de 24 horas, com análise de pontos críticos do equipamento e inspeção, regulagem e manutenção com segurança e operação da máquina e implementos com segurança.
Roanilson Marcelo de Jesus, operador há 3 anos, funcionário da Fazenda Decisão, afirma a necessidade de reciclagem na sua área. “Precisamos sempre aprender, pois o mercado está constantemente lançando novos tratores, e cada vez mais modernos. É a primeira vez que participo de um treinamento de cinco dias. Já participei de outros, só que não teve o mesmo aprofundamento que esse. A cada treinamento a gente aprende mais. Hoje eu vi coisas, tanto na parte teórica, quanto na prática que eu nunca tinha visto, como novos sensores que eu ainda não conhecia”, disse Roanilson.
Para o operador de máquinas da SLC, Gilmar Fernandes da Silva, que atua há 23 anos na profissão, a carga horária facilitou o aprendizado. “Já participei de quatro treinamentos, esse sem dúvida foi o que mais aprendi, tivemos tempo para aprofundar nos assuntos abordados, tirar dúvidas. Acredito que esse treinamento vai nos ajudar bastante, pois o que vimos aqui a gente colocará em prática no campo”, disse o operador. 
Segundo o instrutor do Senai, Silmarques Nunes, além de capacitar o pessoal para desenvolver o melhor trabalho no campo, o curso também tem o intuito de cumprir a norma regulamentadora, que a legislação exige. “Aqui o aluno entende o princípio de funcionamento do trator, a parte de segurança, onde ele pode se acidentar e também a parte técnica da máquina. É um treinamento de 40 horas, em que a legislação exige no mínimo 24h. Porém, a gente entende que 24h é pouco. Com um treinamento de 40h, eles assimilam maior o conteúdo, e acabam ganhando em qualidade”, disse o instrutor.
O Centro de Treinamento da Abapa (CTA) faz parte do projeto Parceiros da Tecnologia, fruto da parceria com a Agrosul/John Deere, que disponibiliza os equipamentos necessários para as aulas práticas dos cursos, ministradas por uma equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que certifica os profissionais treinados. O Projeto visa capacitar e qualificar operadores e mecânicos de equipamentos agrícolas, oferecendo o que há de melhor aos associados e produtores que fazem uso de máquinas e equipamentos agrícolas. O projeto conta com recursos do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).


Assessoria de Comunicação
Associação Baiana dos Produtores de Algodão
Tel.: +55 77 3614-9000
www.abapa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”