Coluna A Tarde: PT muda suas diretrizes Pular para o conteúdo principal

Coluna A Tarde: PT muda suas diretrizes

Coluna A Tarde: PT muda suas diretrizes
Os partidos políticos que compõem a coligação da presidente Dilma Rousseff  colocaram um pé no freio e sugeriram (com petistas) modificações no seu programa de governo que foi aprovado há, apenas, dois meses. Não há, ainda, uma decisão definitiva. Nomes expressivos da campanha estão de acordo, mas outros – também expressivos -  como é o caso do chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, discordam .
 
As propostas que foram adotadas no programa teriam – é o que se presume - dificuldades para serem aprovadas no próximo Congresso pelos partidos hoje integrantes da aliança, dentre as quais o financiamento público das campanhas político-eleitorais. E, ainda, o que rotulam de “democratização da mídia,” que muitos setores nele enxergam a adoção da censura à imprensa, semelhante ao que acontece na Venezuela chavista.
 
Alguns petistas, no entanto,  defendem o programa anterior, como é o caso do ex-ministro (de Lula) Franklin Martins e do presidente do PT, Rui Falcão. Martins quer o fim do monopólio no setor da comunicação, o que é difícil de ser aprovado pelo poder das cadeias nacionais, como são os casos das Redes Globo, SBT e a Record.
 
Essas propostas sobre a mídia, aliás, circulam desde o final do governo Lula, que não as mandou para apreciação do Congresso, mas elas continuam vivas. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, que teve conhecimento das propostas, “no texto aprovado há dois meses, os petistas sugeriam que, num segundo mandato, o governo discutisse ações para impedir "práticas monopolistas" da mídia, sem que isso implique qualquer forma de censura, limitação ou controle de conteúdo". Este trecho, que aparecia no conteúdo do programa dado a conhecer há dois meses, também foi afastado.
 
De outro modo, continuam intactos os polêmicos “conselhos populares”, considerados um “aprofundamento da democracia” na concepção petista de “democracia”.  Causaram forte polêmica em diversos  segmentos da sociedade quando dados a conhecer. Os conselhos  permaneceram no texto. Esta nova versão ainda não está completa e certamente sofrerá outras mudanças, porque terá que ser analisada mais profundamente, inclusive pela presidente Dilma, o que leva à suposição de que poderá ser modificada. Não é, portanto, definitiva, mas por aí se tem uma idéia do que poderá ser proposto no caso de um novo governo da atual presidente.
 
Quando concluso e na sua forma definitiva,  as diretrizes passarão pelo crivo, o que deverá acontecer até o final da semana, do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE terá também que fazer o registro da candidatura de Dilma, após a aprovação feita na convenção petista.
 
Algumas idéias esdrúxulas caíram por terra, como a que foi apresentada pela presidente quando dos movimentos de junho do ano passado, inclusive em programa da Presidência, na televisão. Ela propôs uma estranha Assembléia Nacional Constituinte para a aprovação de uma reforma política, que caiu por terra. Tal reforma deverá  (sem a Constituinte) acontecer, porque o sistema político brasileiro está a cada dia gerando maiores insatisfações na opinião pública. Boa parte do PT reconhece a sua necessidade, até para  evitar a venda do horário político por legendas marcadas pelo fisiologismo, como aconteceu recentemente no processo de negociação do apoio do PR à candidatura de Dilma Rousseff à reeleição.

*Coluna de Samuel Celestino publicada no A Tarde desta quinta-feira (3)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”