Ministra do STJ Eliana Calmon Alves palestra na região Oeste da Bahia Pular para o conteúdo principal

Ministra do STJ Eliana Calmon Alves palestra na região Oeste da Bahia



A ministra Eliana Calmon Alves, esteve na noite desta quarta-feira, 9, em Barreiras ministrando uma palestra no auditório do IFBA, sobre o assunto Lei de Improbidade Administrativa e Combate a Corrupção, onde na noite desta quinta-feira, 10, a mesma seguirá viagem e estará ministrando a mesma palestra na faculdade FAAHF no município de Luís Eduardo Magalhães.

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon Alves que é natural de Salvador, Bahia. Graduou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1968 e na mesma instituição concluiu especialização em Processo Civil no ano de 1982. Eliana Calmon Alves é uma jurista baiana, sendo a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no qual ocupou o cargo de ministra no período de 1999 a 2013 . Também foi Corregedora-Geral de Justiça e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).



Nesta manhã, a ministra concedeu uma coletiva de imprensa e relatou várias falhas e realidades políticas no Brasil, onde tratou veemente o mal da corrupção que assola o nosso país e impede de crescermos, tendo maiores e melhores benefícios. A mesma relatou na palestra que a improbidade administrativa e corrupção, andam lado a lado.

Além da lei de improbidade administrativa, onde se tem dificuldades de aplicação da lei por parte dos juízes, muitas vezes, por influência política, ou ameaças e tantas outras situações que acontecem num país considerado desorganizado, onde o juiz em certas situações fica atado para julgar as ações.

Recentemente foi aprovado a lei tornando-se crime hediondo a corrupção política, resultado das manifestações populares que aconteceram no país, mas a ministra acredita que está é mais uma lei do "oba, oba", pois os processos judiciais muitas vezes não se finalizam.

Na entrevista, ela relatou sobre a má distribuição de verbas e impostos, além do jogo de interesses políticos, onde exemplificou vários assuntos, dentre estes, a ministra citou: "é um grande banco eleitoral, onde o prefeito ou faz parte do governo, ou não tem verba para o referido prefeito resolver os problemas da população, que é educação, saúde, infraestrutura, entre outras áreas, onde escocha o gestor, onde fica refém das migalhas do que o governo quer dar a ele.".

Em outra fala, Eliana Calmon ainda cita: "Tem cabimento, onde encontrei aqui na cidade de Barreiras, com cerca de 150 mil habitantes, esgotos a céu aberto, isto não pode! isto é um crime!, se formos olhar, quem é o culpado? se formos olhar o culpado, a gente vai diluindo e vamos encontrar a culpa em tanta gente..." A ministra ainda continuou falando que nós como população, devemos tomar conta no nosso município, estado ou federação, fiscalizar, enfim, ou estaremos perdidos com a forma que é administrado o nosso país, estados ou municípios.

Outro assunto abordado pela ministra, foi a vitória de se trazer do Tribunal de Justiça da Bahia, uma Câmara Especial do Oste Baiano, que é uma justiça de 2º Grau, onde descentralizará as decisões do judiciário para esta região que tanto necessita de melhorias na área judiciária, porque a justiça no oeste é carente de juízes e de estrutura, onde estava centralizado em Salvador.

A Câmara terá competência para apreciar e julgar os feitos originários das Comarcas de Angical, Baianópolis, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luiz Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Santa Maria da Vitória, Santana, São Desidério, Serra Dourada, Wanderley e seus respectivos Distritos Judiciários. Além de outros assuntos na área jurídica.
Repórter Jadiel/Blog do Sigi Vilares 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”