Pronatec do SENAR atende comunidade indígena em MS Pular para o conteúdo principal

Pronatec do SENAR atende comunidade indígena em MS

                                              senar
Para investir na profissionalização e gerar oportunidade de independência econômica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS) iniciou no ultimo dia 25, em Caarapó, mais uma turma de qualificação destinada à comunidade indígena por meio do Pronatec do SENAR. A capacitação de Produtor de Mandioca atende 15 moradores da aldeia Tey Cuê.
Com carga horária de 160 horas, a qualificação ocorre no município através de parceria firmada entre o SENAR-MS e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). "Em setembro de 2013 apresentamos a proposta do SENAR para o município e de imediato houve muito interesse da Secretaria em levar cursos para a comunidade indígena e produtores rurais. Posteriormente, foram escolhidas as capacitações que atendem a necessidade local", relata a supervisora regional da entidade, Juliana Santiago.
Atualmente, a Secretaria de Assistência Social de Caarapó conta com 1.500 famílias indígenas cadastradas e essa qualificação irá estimular o desenvolvimento social e econômico da comunidade, já que após capacitados, os participantes poderão disseminar seus conhecimentos adquiridos, como avalia a gestora de Assistência Social da cidade, Zoraide Rojas Vieira. "Há uma grande necessidade de fortalecer o trabalho das comunidades indígenas e o SENAR-MS traz uma luz para essas pessoas, que têm a terra, mas não a técnica. Depois do curso, eles poderão repassar o aprendizado aos demais membros da aldeia", destacou Zoraide.
O curso de Produtor de Mandioca é ministrado pela instrutora Tainá Terena, também indígena, o que facilita o aprendizado diante da similaridade cultural. "Temos a preocupação de formar instrutores indígenas, garantindo a proximidade com a cultura e a realidade das comunidades", afirma o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.
Qualificações para comunidades indígenas - Em junho de 2013, o SENAR-MS inovou ao ampliar o público de suas capacitações e, através do Pronatec, levou 21 turmas de cursos gratuitos especialmente elaborados de acordo com a realidade local a comunidades indígenas de Aquidauana, Juti, Paranhos e Nioaque, capacitando 299 pessoas.
Em Caarapó, além dos alunos oriundos da comunidade Tey Cuê, capacitados na Escola Indígena de Ensino Médio Yvy Poty, 15 produtores rurais da Comunidade Nova América, são qualificados com o curso de Produtor de Mandioca. As aulas iniciaram também nesta terça-feira, na Igreja Nova América.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR
www.senarms.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”