EQUIPES DO INEMA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA BAHIA CHEGAM DE SALVADOR A BARREIRAS PARA INVESTIGAR CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS EM RIOS DE RIACHÃO DAS NEVES Pular para o conteúdo principal

EQUIPES DO INEMA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA BAHIA CHEGAM DE SALVADOR A BARREIRAS PARA INVESTIGAR CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS EM RIOS DE RIACHÃO DAS NEVES

Rio Bom Jesus após provável contaminação
No dia 4 de janeiro deste ano, uma carta da senhora Ivone dos Santos, moradora da comunidade de Deserto, município de Riachão das Neves, oeste da Bahia, foi endereçada a equipe de jornalismo do programa “Ligação Direta” da Rádio Vale AM 600 denunciando a contaminação das águas do Rio Bom Jesus provocada presumidamente pela pulverização de agrotóxicos, numa área de produção agrícola na “boca dos gerais”. 

Contaminação pode ter vindo desta fazenda
Segundo ela, após as chuvas do mês de dezembro de 2012, as águas ficaram brancas e com odor muito forte. Era possível sentir o mau cheiro à longa distância de tão intenso que estava. “Peço a esses fazendeiros para lembrarem que nós também somos gente. Estamos sofrendo muito sem água, porque necessitamos do rio prá tudo!”, enfatizou.     
Alguns trechos da carta citam que adultos e crianças ficaram febris e cheios de caroços (eczemas) na pele depois de tomarem banho no rio, nas comunidades ribeirinhas de Guará, Pajeú, Deserto e outras vizinhas onde provavelmente houve a infecção da água.
Diretor interino do Ibama não recebe a carta
Pediu a emissora o envio de alguém da reportagem para verificar de perto a situação, mas a produção do programa achou mais viável procurar os órgãos competentes para investigar a denúncia. Desta forma, tentou entregar a carta à coordenadoria do IBAMA que se recusou recebê-la alegando não ser de sua competência cuidar do fato. Ela foi protocolada e deixada no Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, onde não havia qualquer pessoa da chefia para falar sobre o assunto e apresentar uma possível providência. 
Carta foi protocolada e deixada no Inema de Barreiras
Na recepção disseram que o coordenador interino Rômulo Reis estava ausente. Ele encontra-se ocupando o cargo do senhor Saul Cavalcante, o qual está em gozo de férias.
Área degradada na nascente do rio
No art. 23 da lei complementar 140/2011 diz que é de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, proteger o meio ambiente e combater a poluição em todas as suas formas, mas o chefe interino do Ibama Sérgio Moreno alegou ser prerrogativas de um órgão estadual legislar a questão. Para justificar sua desobrigação de cuidar do caso, afirmou ainda que a legislação retirou esses poderes da esfera federal. 
Declarou não existir dados concretos sobre os impactos da contaminação no ecossistema. Para Moreno é preciso haver uma análise dos prováveis danos causados ao solo, vegetação, animais aquáticos e saúde de habitantes dessas comunidades. 
Nos computadores do órgão federal existem fotos que foram encaminhadas por moradores das comunidades expondo a coloração da água logo depois das chuvas, e uma área que foi degradada na nascente do rio.  
Em entrevista a nossa equipe de reportagem, o secretário do Meio Ambiente de Riachão das Neves Antonio Junior, esclareceu que uma comissão formada por Técnicos do Inema e Vigilância Sanitária Estadual está chegando hoje à tarde ao município para apurar as acusações. “Eles virão de helicóptero e devem embarcar em Barreiras entre 15h 00 e 16h 00 para fazermos uma operação no local”, garantiu.   
O Bom Jesus é indispensável para a sobrevivência dos moradores dessas localidades. Pois é dele que usam a água para lavar roupas, utensílios domésticos e consumo.  Segundo Sérgio, suas águas chegam até o Rio São Francisco, consecutivamente, através do Rio do Ouro e Rio Grande.  
Fotos: arquivo do Ibama
Blog Alô Alô Salomão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”