Chuvas retornam às lavouras de soja do Sul após período seco Pular para o conteúdo principal

Chuvas retornam às lavouras de soja do Sul após período seco

  •  

    As chuvas retornam ao Sul do país, após um período seco no fim de dezembro, e devem afastar temores de maiores problemas com a produtividade no Paraná e no Rio Grande do Sul, segundo e terceiro maiores produtores de soja do país.
    "Há expectativa de chuva forte sobre o Sul do Brasil pelos próximos cinco dias. Até 7 de janeiro, estima-se acumulado entre 70 milímetros e 100 milímetros no norte do Rio Grande do Sul e oeste e sul do Paraná", disse a Somar Meteorologia nesta sexta-feira.
    A falta de chuvas vinha sendo motivo de atenção no Rio Grande do Sul.
    Há atraso no crescimento das plantas em algumas regiões do Estado, disse a Emater/RS, órgão de assistência técnica do governo gaúcho, em relatório. "O déficit hídrico durante o dia faz com que as folhas murchem e sua coloração fique verde palha, apagada. Essas ocorrências poderão afetar o rendimento da cultura se a situação não melhorar", disse a entidade.
    Em Passo Fundo, polo do agronegócio no noroeste do Rio Grande do Sul, por exemplo, houve chuvas leves em apenas três dos últimos 20 dias de dezembro, segundo dados da Somar.
    A meteorologista Estael Sias, da MetSul, afirma que a soja no Estado "está num período em que dá para reverter" eventuais danos. "Em janeiro deve chover acima da média", disse ela.
    Por outro lado, pode haver problemas no mês que vem. "Fevereiro é decisivo para a soja, e é possível que falte chuva em fevereiro."
    No Paraná, o mês de dezembro terminou com acumulado de chuvas 22 por cento abaixo da média histórica, conforme a Somar.
    Na região de Maringá, no norte do Estado, um período de 30 dias de chuvas irregulares "vinha preocupando os produtores de soja", disse o técnico Dorival Basta, em um relatório diário da Secretaria de Agricultura, mas houve melhora do clima nos últimos dias.
    "Para a cultura da soja, esta chuva geral foi muito importante, pois mais de 50 por cento das lavouras de soja encontram-se em fase de frutificação", segundo o técnico.
    A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma colheita recorde de 90 milhões de toneladas de soja na atual safra 2013/14.
    No Centro-Oeste, onde o plantio começa mais cedo e há uma ênfase em variedades precoces, as primeiras lavouras começaram a ser colhidas perto do Natal.
    No Sul, o plantio ocorre mais tarde e muitas plantações ainda estão em fases vulneráveis ao estresse hídrico.
    O Paraná deverá responder por cerca de 18 por cento da soja do Brasil este ano e o Rio Grande do Sul por 15 por cento. Os dois Estados ficam apenas atrás de Mato Grosso em volume de produção.
    (Por Gustavo Bonato)

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

     os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

    Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

    ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

    Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

    Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”