1º Fórum Baiano de Comunicação e Democracia reúne palestrantes de importância nacional Pular para o conteúdo principal

1º Fórum Baiano de Comunicação e Democracia reúne palestrantes de importância nacional

Mais de 300 pessoas, entre profissionais, empresários e estudantes, participaram do Iº Fórum Baiano de Comunicação e Democracia, realizado nesta quinta-feira (30), no Hotel Matiz, bairro Costa Azul, em Salvador. O evento foi promovido pelo Conselho de Comunicação Social da Bahia, em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), e contou com palestrantes de importância nacional para as discussõessobre temas como TV Digital e o mercadoda comunicação.
“A impressão foi muito positiva. O que eu percebi, foi um entusiasmo e uma vontade de participação da sociedade civil. É uma pauta muito rica, onde profissionais de todo o estado, radialistas, jornalistas, produtores, estudantes, empresáriosse reuniram para colocar a comunicaçãono seu devido status de política pública”, afirmou o secretário estadual da Comunicação Social e presidente do Conselho, Robinson Almeida.
Ele enfatizou ainda que “há a necessidade de debater e interagir a inclusão, como é que a população terá mais acesso a estes serviços e quaisos desdobramentosna vida das pessoasdestasnovas tecnologias”.
Segundoo secretário,foram discutidas ao longo do dia a agenda do Brasil em 2014 para a comunicaçãoe as políticas que estão sendo elaboradas pelo Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). “Um exemplo é a antecipação do sinal analógico, que estava previsto para 2016 e vai acontecer de forma antecipadapor conta da Copa do Mundo, havendo a necessidadede se liberar as faixas de frequênciapara a Internet4G”.
Telecomunicaçãoe audiovisualno Brasil
A TV digital,a democratização dosmeios e a importância da oferta de uma banda larga eficienteforam os temascentrais da primeira rodadade discussões,que tratou da telecomunicaçãoe produçãoaudiovisual no Brasil.
Participaram da mesa, além do secretário Robinson Almeida, o senador Walter Pinheiro, o representante do Ministério das Comunicações, Octávio Pieranti, a diretorada Agência Nacional de Cinema (Ancine), Rosana Alcântara, e o presidente da AssociaçãoBaiana de Imprensa, WalterPinheiro.
Pieranti destacou que a Bahia é pioneira em políticasde comunicação,constituiuo conselho estadual antes dos demais estados brasileiros, pleiteou e recebeu autorização para o primeiro canal da cidadania do país. “Este fórum é mais um evento que demonstra o pioneirismo e o protagonismo da Bahia. É fundamental envolvera sociedadenosdebatese istoestá acontecendoclaramenteaqui na Bahia. É um exemplo a ser seguido para a construçãode um cenário cada vez mais forte na comunicaçãobrasileira. Comunicaçãoe democraciainterageme estãoligadas”.
Envolvimentoda sociedade
Para Rosana Alcântara, a iniciativa baiana de envolver a sociedadena discussão é importantenão somente para apoiar políticaspúblicas, mas também porque o país vive um momentoaquecidoda produçãoaudiovisual.
“A Bahia semprefoi um poloimportantede consumoe produçãoaudiovisual, filmes e diretores saíram daqui para o Sudeste. É importante que eles possam ficar aqui, contratandomão de obra, emplacandoseus filmes e aproveitandoeditais da Ancine e do Prodav [Programa de Apoio ao Desenvolvimentodo Audiovisual Brasileiro], que estão mobilizando R$ 400 milhões, possibilitando a produção local”, explicou Rosana.
De acordo com o senador Walter Pinheiro, a TV digitaldeveria obrigatoriamenteter chegadopara servir como instrumentode interação,e não somentepara melhorar a qualidade da imagem. “Este foi o desafio que nós travamos. Apresentamos um projetode lei para disputaressa questãono Brasil e vencemos.Desenvolvemos um softwarequehoje é o principalelo de ligaçãode plataformadigitalno mundo”.
Desafios da digitalização na comunicaçãopúblicae no mercado
Durantea tarde, os desafiosda digitalizaçãona comunicaçãopública e no mercado mobilizarama atençãodo público. Os participantesfalaram sobre a importância da regionalização da programação e da diferença entre as tecnologias utilizadas atualmentena produçãoda TV aberta e dos avançostecnológicosnecessários para a implantaçãoda TV digital.
O diretor-executivo do SBT Nordeste, Luís Carlos Gurgel, disse que a TV Digital representauma mídia totalmente nova. “É tão diferente e com tantas possibilidades que demanda profissionais e cursos específicos para a sua implementação”. Segundo ele, a multiprogramaçãoé uma das ferramentas novas que a TV digital oferece.
Gurgel informouque “ainda não está disponívelpara as emissoras regionais, mas é uma ferramenta que pode se viabilizar economicamentee estabelecer um grande incentivopara as produçõesaudiovisuaise culturaisde todas as regiõesdo Brasil”.
Para o diretor da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Eduardo Castro, a TV Digital ainda vai demorar para ser utilizada por todas as emissoras. “É uma complicação inevitável porque a tecnologia é muito melhor, pela qualidade da imagem e pelas possibilidadesde interatividadee de portabilidade. Assim, todas as emissoras precisam se equipar melhor e preparar o seu parque funcional, assim como as faculdadese os cursostécnicosprecisamse preparar para isso”.
Conselho
A Bahia, segundo Eduardo Castro, é o estado que está na frente na discussão da comunicaçãoinstitucionalizadacom a criação do Conselho de Comunicação Social. “Eu já estive aqui, discutindo o planejamento estratégico do Irdeb [Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia] e agora tenho a chance de estar aqui neste primeiro fórumde comunicaçãoqueo Governodo Estadoestá realizando”.
O secretário Robinson Almeida informou que o seminário faz parte do fechamento das realizações do Conselho de ComunicaçãoSocial do Estadoda Bahia. "Estamos concluindoum mandatode dois anos. Amanhã [sexta-feira, 31] haverá a eleiçãodos novos membros. É uma experiência inédita, fruto de demandas que nós coletamos ao ouvir a sociedade em duas conferências, entendendosempre que comunicação não é apenas notícia e propaganda, mas uma área que pode ser considerada um serviço, um direito do cidadão e também uma atividade econômica importante que movimentamilhõesde reais e gera milharesde empregos”.
Para Almeida, a nova gestão do conselho vai ter uma caminhada ainda melhor e há vários desafios na pauta. “Os novos membros da sociedade civil, do segmento empresarial e do governo eleitos vão dar continuidade por mais dois anos, aprofundando a democratização da comunicação e levantando novas e futuras bandeiras mais presentes hoje neste mundo, que nos apresenta uma revolução tecnológicae desafiaa todos a incluiras pessoas”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”