Coluna A Tarde: A oposição e Dilma Pular para o conteúdo principal

Coluna A Tarde: A oposição e Dilma


O PSDB se uniu, com a definitiva desistência da José Serra de disputar a Presidência e o seu incontinente apoio a Aécio Neves. Fortaleceu, deste modo, a oposição dificultando o PT em São Paulo, estado chave para definir o pleito presidencial. Se Aécio ganhar em SP e em Minas, onde parece certo, terá em suas mãos os dois principais colégios eleitorais do País, e ainda encontrará o Rio de Janeiro esfacelado, o que é mais do que dividido. Some-se a este cenário o avanço de Eduardo Campos no Nordeste, com o seu PSB e com votação em outros estados e teremos, então, um quadro de dificuldades para o projeto do PT de reeleger Dilma Rousseff, que está bem nas pesquisas mas não recuperou, ainda, a popularidade de que dispunha antes das manifestações de rua do último mês de junho.
   
Para completar o quadro, Aécio imagina lançar o senador paulista Aloysio Nunes Ferreira como candidato a vice, ou outro nome da mesma importância em São Paulo, enquanto Geraldo Alckmin está praticamente fechado no apoio a Neves. O atual governador é favoritíssimo à reeleição, enquanto Padilha, lançado por Lula para o governo paulista, continua patinando com dificuldades de melhorar sua posição eleitoral. Embora muito cedo, levando-se em conta que o pleito será em outubro do próximo ano, há de se considerar como muito importantes os últimos movimentos realizados neste eixo Minas-São Paulo. O que na verdade Aécio pretende com um vice paulista é ressuscitar a política café com leite, com o somatório de forças dos dois estados.
 
Depois de confirmadas as chapas com a desistência de Serra para unir o PSDB e da aliança do PSB de Eduardo Campos com o Rede da Sustentabilidade de Marina Silva, os espaços pouco a pouco estão sendo preenchidos, como acontece nestes dias aqui em Salvador, com a festa do PSB para o lançamento da dobradinha Lídice da Mata para o governo e Eliana Calmon para o Senado. É uma dobradinha  que, presume-se, nasce forte pelo conceito da senadora e da ministra.  Assim, as chapas vão, pouco a pouco, tomando forma. Dilma Rousseff ainda não decidiu o seu vice, mas, bem provavelmente, continuará Michel Temer pelo grande peso eleitoral que representa o PMDB. O partido, aqui na Bahia, abre uma dissidência com o presidente regional do partido, Geddel Vieira Lima, no páreo como pré-candidato oposicionista ao governo. Aguarda tão somente que o DEM se defina, o que somente acontecerá nas águas de março, após o Carnaval.
   
A oposição (Aécio e Campos) que tem conversado e muito, como se observa, deverão dividir as suas campanhas eleitorais realizando críticas ao governo Dilma, tocando especialmente em temas como as dificuldades da economia brasileira, que dificulta atrair investidores para o País; a queda das exportações; a inflação que corroi o salário dos trabalhadores; os erros do PAC; os gastos despropositados e, ainda, a corrupção, sobretudo após as condenações aos  mensaleiros pelo Supremo Tribunal Federal. Tudo isso leva a crer que termos uma campanha muito animada e diferente da anterior. O mesmo deve ocorrer aqui na Bahia.   
   
Ademais, Aécio Neves e Eduardo Campos estabeleceram um pacto de um apoiar o outro a depender de quem fique para o segundo turno, levando em consideração (nos cálculos dos partidos de ambos) que a presidente passará no primeiro turno em primeiro lugar e enfrentará dificuldades no segundo. São ilações, tanto em relação aos projetos de campanha eleitoral como a questão do primeiro e segundo turnos.


*Coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde desta quinta-feira (19)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”