Projeto Rota do Peixe foi destaque durante evento no oeste da Bahia Pular para o conteúdo principal

Projeto Rota do Peixe foi destaque durante evento no oeste da Bahia

1º SEMINÁRIO DE AQUICULTURA DO OESTE,O PESCADO NOSSO DE CADA DIA
Projeto Rota do Peixe foi destaque durante evento no oeste da Bahia


Ascom Codevasf


O projeto Rota do Peixe Barreiras-Irecê, que foi idealizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e está sendo analisado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), foi um dos principais destaques do I Seminário de Pesca e Aquicultura do Oeste da Bahia. O evento ocorreu em Barreiras, no Médio São Francisco baiano, área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Bom Jesus da Lapa, região baiano do Médio São Francisco.


O projeto envolve o trajeto entre a região de Barreiras e o Baixio de Irecê e pretende explorar o potencial que a piscicultura já tem na região de Barreiras, principalmente no perímetro irrigado de São Desidério, bem como estudar a viabilidade da atividade na região de Irecê, onde está previsto um estudo para avaliar a criação de peixes em viveiros escavados.


Várias atividades devem ser desenvolvidas em torno do projeto, como a criação de uma unidade de produção de alevinos, uma fábrica de farinha e óleo de peixe – para aproveitamento dos restos –, além de assistência técnica para os produtores.


“A pesca é um elemento fundamental para a geração de emprego e renda da população regional. Aqui no Oeste existem hoje 133 hectares de lâminas d’água e mais de 2 mil toneladas de pescado, sendo que mais da metade dessa produção é originária da agricultura familiar”, comentou Humberto Santa Cruz, presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) e prefeito de Luís Eduardo Magalhães.


As palestras que ocorreram durante o evento abordaram temas como licenciamento ambiental em aquicultura; sanidade de organismos aquáticos; assistência técnica de pesca e aquicultura; estratégia de gestão e comercialização de pescado e estruturação do crédito agrícola.


O superintendente regional da Codevasf, Lourival Gusmão, discursou sobre as ações da empresa para fomento às atividades de pesca e aquicultura no oeste baiano. “A aquicultura tem grande importância na região Oeste e é fundamental que se invista nessa área. Barreiras vai deixar de ser um polo de soja e passar a ser, também, um polo de aquicultura. A Codevasf tem um papel ímpar nesse processo, como fomentadora. Estamos em um momento importante, um estágio final para aprovação do projeto Rota do Peixe, que estimulará ainda mais a atividade”, disse Lourival Gusmão.


“A região é muito importante para a piscicultura na Bahia porque o perímetro de São Desidério, por exemplo, possui a maior área de viveiros escavados da Bahia. É a segunda maior região produtora de pescado do estado, responsável por cerca de 13% da produção baiana, com 3,2 mil quilos de pescado por hectare em um ano. Por isso, a atividade deve ser estimulada”, destacou Isabel Denis, analista em desenvolvimento regional da Codevasf.


Durante o evento, também foi assinado um acordo de cooperação entre a Codevasf, a Bahia Pesca e a prefeitura de Barreiras, que prevê a transferência da gestão da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Barreiras (UBP), construída e equipada pela Codevasf, para a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de São Desidério (Coomaf).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”