Bahia sai na frente e aprova plano estadual de manejo da Helicoverpa armígera Pular para o conteúdo principal

Bahia sai na frente e aprova plano estadual de manejo da Helicoverpa armígera


O Programa Fitossanitário da Bahia foi validado na última quinta-feira (30), no município de Barreiras, durante uma reunião com a presença de representantes do Grupo Operacional de Emergência Fitossanitária ( Aiba, Abapa, Adab, Aeab, Fundação Ba, consultores e entomologistas) produtores rurais, pesquisadores da Embrapa e representantes da secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri).
Após a validação do Programa, o passo seguinte será definir as estratégias para as ações de campo que deverão ser iniciadas a partir do dia 18 de novembro. “Vamos fazer reuniões com os produtores nas comunidades para falar sobre a situação da Helicoverpa no Estado, apresentar o Programa Fitossanitário e explicar a importância de colocá-lo em prática e seguir em frente.”, afirmou Júlio Cézar Busato, presidente da Aiba.
As ações serão coordenadas pela Aiba e Abapa e utilizarão a estrutura do Programa de Monitoramento e Controle do Bicudo que, hoje, fiscaliza mais de 500 mil hectares e 69 algodoeiras no Oeste da Bahia. O Programa Fitossanitário será coordenado por um agrônomo e terá, inicialmente, oito técnicos realizando o trabalho de campo. A expectativa é de que mais pessoas sejam contratadas.
Para o diretor da Abapa, Celito Missio, o Programa Fitossanitário tem tudo para dar certo por ter partido dos próprios produtores. “Produtores, agrônomos, consultores, Assomiba, Aciagri e, agora, a Abacafé que se juntou ao grupo, todos nós temos que ser fiscais e propagadores desta mensagem.”, explicou Missio.
O programa Fitossanitário da Bahia está orçado em R$ 6.300 mi e deverá ser custeado com recursos dos produtores rurais, empresas privadas e governo do Estado.
O Programa – Elaborado pelos grupos de trabalho formados por pesquisadores, consultores e técnicos do Oeste da Bahia, técnicos de empresas, Adab, além de entomologistas do Brasil e da Austrália, o Programa Fitossanitário da Bahia foi validado com a seguinte estrutura:
O grupo de Calendário de Plantio e Vazio Sanitário definiu prazo para a duração e a posição do vazio sanitário; datas de plantio e colheita das culturas; porcentagem de refúgio para as culturas de milho e algodão e as estratégias de uso do refúgio estruturado.  Sobre o vazio sanitário foi destacado que o objetivo é evitar a ponte verde para pragas infestantes e ele será revisto anualmente, respeitando a legislação vigente. O segundo grupo com tema Calendarização do uso de Inseticidas sistematizou as recomendações para as culturas do algodão, milho e soja.
O grupo de Agentes de Controle Biológico, em parceria com universidades e institutos de pesquisa, fez testes com parasitóides, bactérias, fungos e vírus para combater a Helicoverpa spp.
O grupo de Áreas Irrigadas estabeleceu a eliminação mecânica de pupas; o uso intensivo de produtos biológicos e inimigos naturais para o controle de pragas e uso de armadilhas e iscas tóxicas, além de outros métodos para o controle físico de mariposas. Foi ressaltada a importância da rotação e culturas; definição de janelas de plantio; adoção de áreas de refúgio e destruição de restos culturais, plantas voluntárias e outros hospedeiros.
Por fim, foram apresentadas as propostas do grupo de Controle de Pupas (sequeiro e irrigado) formuladas, sob orientação, do entomologista australiano, doutor David Murray. As ações são o estabelecimento de métodos de amostragem de pupas no solo e o levantamento de espécies inimigas naturais de pupas.

Ascom Aiba/ Abapa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”