Aula inaugural marca o início do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural Pular para o conteúdo principal

Aula inaugural marca o início do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural

“Esse curso é de extrema importância para a operacionalização do Programa Jovem Aprendiz. No Oeste, temos fazendas muito distantes e essa condição inviabiliza a prática. Essa parceria é fundamental e a Fazenda Modelo é uma experiência nova que tem tudo para dar certo”, afirmou Daniela Santos, supervisora do Senar, entidade responsável pela parte pedagógica do Programa.

Cerca de 60 estudantes do curso técnico em Agropecuária oferecido pelo Cetep, participaram, nesta quarta-feira (13), da aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural que vai oferecer capacitação profissional para jovens com mais de 18 anos na cultura de soja e milho. O Programa é uma iniciativa da Aiba em parceria com a Faeb, Senar, Cetep, Codevasf, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Ministério do Trabalho.

Durante a cerimônia de abertura da aula inaugural, o produtor associado da Aiba e vice- presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, falou aos jovens sobre a necessidade de mão de obra qualificada na região. “Hoje, muitas fazendas do Oeste buscam mão de obra qualificada fora daqui. Com o Jovem Aprendiz, vocês vão estar aptos para trabalhar com grãos. Aproveitem ao máximo. Se esforcem porque o amanhã está esperando vocês, capacitados, para o trabalho no campo.”, disse Schmidt, destacando que o Programa, “além de abrir novos caminhos para os jovens da região, vai  atender a Lei 10.097/2000 que determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de jovens aprendizes.”

Durante 10 meses, os 60 estudantes selecionados para a primeira fase do Programa Jovem Aprendiz, terão aulas teóricas no Cetep e aulas práticas em uma Fazenda Modelo, localizada no Projeto da Codevasf, Barreiras Norte. No total, serão 800 horas aulas sobre Matemática Aplicada, Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, dentre outras.

“Esse curso é de extrema importância para a operacionalização do Programa Jovem Aprendiz. No Oeste, temos fazendas muito distantes e essa condição inviabiliza a prática. Essa parceria é fundamental e a Fazenda Modelo é uma experiência nova que tem tudo para dar certo”, afirmou Daniela Santos, supervisora do Senar, entidade responsável pela parte pedagógica do Programa.

“Estou concluindo o curso técnico em Agropecuária e acredito que o Jovem Aprendiz irá abrir as portas para o mercado de trabalho. É uma experiência nova e uma excelente oportunidade para vivenciar a prática no campo.”, falou a estudante Magna Xavier do Nascimento, 18 anos.

No final do curso, em setembro de 2014, os jovens receberão um certificado de formação emitido pelo Senar, dentro das determinações do Código Brasileiro de Ocupações. A próxima turma deverá ser iniciada em fevereiro de 2014.

Ascom Aiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”