Voto Aberto: deputados estaduais perderam a oportunidade de sair na frente Pular para o conteúdo principal

Voto Aberto: deputados estaduais perderam a oportunidade de sair na frente

Por: Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf) 
Os deputados estaduais da Bahia prometem correr atrás do prejuízo para aprovar, na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) estadual que estabelece o Voto Aberto na Assembleia Legislativa. A aprovação em 2º turno da proposta na Câmara Federal na última terça-feira (3) pressiona o desfecho do debate que vem sendo travado por aqui.

Embora os líderes das duas bancadas, José Neto (maioria) e Elmar Nascimento (minoria), tenham afirmado à reportagem do Bocão News que são favoráveis à aprovação da PEC baiana, a votação será apenas simbólica. Isto porque a proposta encaminhada para o Senado encerra o voto secreto nas assembleias legislativas e câmara de vereadores, além do Congresso Nacional.

Na Bahia, a proposta ainda não está fechada. Há consenso entre os líderes sobre algumas exceções na abertura dos votos. Nos casos de eleição para mesa diretora, para indicação de conselheiros e na análise de vetos do governador. A ideia é evitar que o governo do estado “pese a mão” e pressione os deputados a votarem de acordo com os interesses do Poder Executivo.

Contudo, a PEC aprovada na Câmara Federal acaba com o sigilo em qualquer votação. O argumento para manter os “casos especiais” em sigilo é aceito por diversos parlamentares ouvidos pela reportagem.

Neste sentido, fica ainda mais evidente uma constatação: não há independência entre os poderes que constituem o estado democrático. O reconhecimento das formas de controle do Executivo no Legislativo é uma contradição ao discurso de autonomia do parlamento.

A “submissão”, como lembra um deputado da base governista, não foi inventada pelo governo Jaques Wagner ou pelos petistas. A relação de interdependência entre os poderes é antiga e real. Por razões óbvias, o deputado pediu para ter o nome preservado.

“Existe perseguição, existem cargos de terceiro e quarto escalão. Não reconhecer isso é mentir descaradamente. Caso mude o partido que governa, a relação será a mesma. Só mudarão as peças”, lamenta.

O cenário é pessimista, mas ilustra o pensamento de quadros políticos estabelecidos no poder público e que não propuseram ainda grandes mudanças de perspectiva. Pequenos avanços impulsionados pelas manifestações foram aprovados, são os casos da extinção do 14ª e 15ª salários e da redução do recesso de 90 para 60 dias.

Entretanto, em termos práticos, nenhum elemento que torne a relação entre os poderes mais independente foi adotado. Deputados da base governista e da oposição defendem as exceções admitindo a falta de independência e negando, de certa forma, o direito à transparência, ao menos, nas votações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”