Médicos que vão trabalhar em São Paulo desembarcam em Guarulhos Pular para o conteúdo principal

Médicos que vão trabalhar em São Paulo desembarcam em Guarulhos

                                               
23.ago.2013 - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebe médicos estrangeiros que vão atuar no programa Mais Médicos. Na foto, o médico brasileiro Thiago das Neves Carvalho (à direita), que se formou na Espanha e trabalhava em Portugal. Ele vai voltar para o Acre, seu Estado natal. À esquerda, de regata, a médica espanhola Sonia Gonzalez, que vai atuar no Amazonas Leia mais Valter Campanato/Agência Brasil





Chegaram por volta das 15h30 de hoje (23) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, os três primeiros médicos (um argentino e dois brasileiros) que vão participar do Programa Mais Médicos, do governo federal. Até domingo (25), mais médicos estrangeiros deverão desembarcar em São Paulo. Mais médicos estrangeiros devem desembarcar nesta sexta-feira, mas não foi confirmada a quantidade de médicos que chegam em São Paulo.

Em Guarulhos desembarcaram os brasileiros Christian Uzuelli, 32 anos, e Thiago da Silva, 32 anos, que se formaram na Argentina. Uzuelli é especializado em medicina legal e ciência forense e fez especialização na Europa. Ele vai trabalhar em Itaquaquecetuba (SP). O pediatra Silva, que nasceu em São Paulo, está entusiasmado com a oportunidade de trabalhar em Francisco Morato (SP). "Eu vim com muita força e com muito entusiasmo para oferecer o melhor de mim para essa população carente".

A terceira médica que desembarcou é a argentina Natalia Allocco, 26 anos. Natalia contou que sempre trabalhou em postos de saúde e hospitais públicos em seu país e que veio ao Brasil justamente para isso: trabalhar em comunidades mais carentes.

ENTENDA A PROPOSTA DO GOVERNO

  • Arte/UOL
    Governo quer atrair médicos para as periferias e interior do país

Os brasileiros começam a trabalhar no dia 2 de setembro. Por sua vez, os estrangeiros, iniciarão na segunda-feira (26) um curso ministrado em conjunto pelos ministérios da Saúde e da Educação para que possam entender o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) do país e a legislação brasileira.

O curso terá duração de três semanas. Segundo Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, todos os estrangeiros deverão saber se comunicar, entender e se expressar fluentemente em português. De acordo com ele, não haverá tradutores para os médicos.

"Eles vão ser atualizados na legislação brasileira da área de saúde, como funciona o Sistema Único de Saúde e quais são as responsabilidades e atribuições que vão ter durante esse período que eles vão ficar [no Brasil]", disse Barbosa.

Todos os médicos serão acompanhados por docentes das universidades federais de todo o país. Para trabalhar no país, todos os médicos precisarão ter registro profissional reconhecido e terem se formado em faculdades reconhecidas em seus países de origem.

Do total de médicos estrangeiros e de brasileiros que se formaram fora do país, 47 trabalharão no estado de São Paulo. Do total, dez ficarão na capital. Os médicos não vão trabalhar em hospitais e também não poderão montar consultórios no Brasil.
O trabalho deles ocorrerá somente nos postos de saúde e unidades básicas de saúde, no atendimento de primeiros cuidados das famílias. Eles só poderão atuar nos municípios que escolheram: o trabalho em municípios vizinhos, por exemplo, não vai ser admitido.

A estadia desses médicos no país tem validade de três anos. Segundo Barbosa, os médicos chegam para resolver um problema imediato, que é a falta de médicos nas periferias do Brasil.

Sobre os médicos cubanos, Barbosa disse que a grande maioria (74%) deles vai trabalhar nas regiões Norte e Nordeste do país. Já sobre o pagamento deles, o secretário informou que será feito por meio de um acordo bilateral entre os governos brasileiro e cubano, que foi acompanhado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo ele, o governo brasileiro vai repassar o dinheiro para Cuba, que ficará responsável então pelo repasse do salário aos médicos cubanos. Os médicos receberão ainda uma bolsa de auxílio-moradia e de alimentação, cujos valores serão determinados pelos municípios selecionados.

Se os médicos que nós temos não se solidarizam com o sofrimento do povo Brasileiro, que venha então mais médicos de Cuba,Argentina,Peru,Paraguai,mais que o povo possa ter uma atenção básica melhor. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

120 ANOS DE CINEMA O HOMOSEXUALISMO JA EXISTIA ANTES DE VC NACER CONFIRA

 os melhores filmes gays de todos os tempos Somente nas duas últimas décadas, o largo espectro de temas homossexuais conseguiu encontrar um variado e substancioso conjunto de representações no cinema. Gays, lésbicas, bissexuais, drag queens, travestis, entre outros, podem ser encontrados, hoje, em larga escala, em filmes que ultrapassaram o gueto do cinema de classe e que assumem tanto as estruturas de gêneros clássicos, como dramas, comédias e filmes de suspense e de terror, como trazem a orientação sexual para um campo de normalidade que permite se ater a detalhes antes soterrados porque a questão maior já era a ousadia do tema em si. Embora o cinema gay tenha conseguido renegociar sua posição na produção de filmes, ao longo desses 120 anos de cinema, houve muitos projetos que foram pioneiros em explorar as questões ligadas ao comportamento e ao universo homossexual. Há críticos que insistem que um dos primeiros filmes, o curta-metragem  The Dickson Experimental Sound Film

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina Legal

Mulheres comandavam ‘Bocas de Fumo’ em Barreirinhas

Alô Alô Salomão Policiais da 1ª e 2ª CIA/PM conseguiram chegar ao ponto de comercialização de drogas após receber o chamado de populares, e efetuaram a prisão do dependente químico Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, numa residência da Rua Almira Alencar, bairro Morada da Lua, com a intenção de trocar por drogas. Herbeson dos Santos de Melo, acusado de furtar dois botijões de gás, para trocar por drogas |  Foto:  Alô Alô Salomão Em seguida, o suspeito levou a guarnição até a residência de Niclecia Ramos de Araujo, de 21 anos, que segundo os policiais militares, admitiu ser comandante da “boca de fumo” (ponto de venda e uso de drogas) localizada na Rua Buritis, Nº 47, bairro Barreirinhas, Barreiras, Oeste da Bahia, onde a guarnição encontrou a primeira porção de drogas: um tablete de maconha prensada. No endereço, havia uma adolescente de 16 anos, que alegou ser apenas usuária. Niclecia Ramos de Araujo admitiu ser comandante da “boca de fumo”