Bahia deve colher 1,12 milhão de toneladas de algodão Pular para o conteúdo principal

Bahia deve colher 1,12 milhão de toneladas de algodão


DSC_1569

A área de plantio de algodão para a safra 2014/2015, na região oeste da Bahia, é de 266.640 hectares


Segundo estimativa de Safra 2014/2015 de Algodão realizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), através do seu Programa Fitossanitário, o estado da Bahia deve colher cerca de 1,12 milhão de toneladas em caroço de algodão na safra 2014/2015. Com o plantio finalizado em fevereiro, a área para cultivo do algodão ficou em torno de 277.246 hectares, 13,53% menos que a safra anterior que cultivou 320.519 hectares.
Representando 96% da produção no estado, a região oeste possui uma área de 266.640 hectares. Enquanto a região sudoeste, 10.606 hectares. ”Acreditamos que a diminuição da área plantada no último momento, deveu-se a pouca pluviosidade e a baixa previsão de chuvas no final de 2014 e início de 2015, além do aumento dos custos com controle de pragas e insumos. No entanto, a cultura do algodão está com bom desenvolvimento vegetativo”, disse o presidente da Abapa, Celestino Zanella.
Durante o plantio, a falta de chuva foi uma das maiores preocupações dos produtores. “Os efeitos da estiagem ainda não foram avaliados, mas a perspectiva é de que a região alcance uma produtividade acima de 270 arrobas/hectares”, disse o coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, Antonio Carlos dos Santos.

Pragas e doenças -  De acordo com relatórios do Programa Fitossanitário da Abapa, o bicudo do algodoeiro (Anthonomus grandis) - praga já verificada em lavouras de algumas propriedades na região-, é um fator preocupante. “O bicudo do algodoeiro é considerado a principal praga do algodão, além disso, atualmente é fácil encontrar, na fase larval e adulto, em tigueras e/ou plantas remanescente de algodão em áreas rotacionadas de soja/algodão e milho/algodão, e lavouras de algodão de algumas propriedades, também nas margens das rodovias e estradas vicinais”, disse o coordenador do Programa, Antonio Carlos dos Santos.
De acordo com o coordenador, outra praga observada no campo com danos em variedades convencionais de algodão é a lagarta Helicoverpa spp. Foi verificado em índices de infestação variando entre 1 e 6% em média, chegando a 15% em uma das propriedades. Contudo, já há registro de aplicações específicas ao controle da praga em variedades convencionais.
O Pulgão do algodoeiro (Aphis gossypii) mantém-se em níveis altos na maioria das propriedades acompanhadas. A Mosca-Branca (Bemisia Tabaci) também observada, está em níveis de infestação mais alto em relação às visitas anteriores, registrando infestações de até 100%.

Mercado – Segundo informação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a liquidez segue firme neste mês, no mercado de algodão em pluma, e os preços se elevaram nos últimos dias. “Após atendidas as necessidades, indústrias se retraíram e cotonicultores voltaram a ser firmes quanto aos preços pedidos, especialmente para os lotes de qualidade superior”, informa a instituição, em “alerta de mercado”.
Segundo pesquisadores do Cepea, parte da pluma disponível veio de produtores, especialmente da Bahia, com necessidade de comprovar vendas vinculadas aos leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro).

Diante da situação, o preço da pluma teve leve alta nos últimos dias, de acordo com o indicador do Cepea. Entre 4 e 11 de fevereiro, a alta foi de 0,7%, fechando nessa quarta-feira (11/2) em R$ 1,6868 por libra-peso. Além disso, a valorização do dólar frente ao real e a alta na paridade de exportação também motivaram a realização de novos contratos de exportação ao longo da última semana, informa o Cepea.
Exibindo DSC_1569.JPG
lavoura de soja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...