
Destacam-se as ações educativas desenvolvidas durante a Operação Fim de Ano, conseguindo sensibili-zar 3.353 pessoas. Foram desenvolvidas campanhas, além do Cinema Rodoviário, com apresentação de vídeos educativos e palestras, com foco na direção segura, na fiscalização do excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas e/ou ciclomotores.
PRF X Embriaguez no Trânsito – Lei Seca: A PRF intensificou a fiscalização quanto ao uso de bebi-da alcoólica na direção de veículos automotores. Apesar de
todo este trabalho e das campanhas realizadas, alguns condutores ainda abusaram da bebida. Este ano, durante a operação Fim de Ano, dos 9.349 testes com etilômetro, 122 condutores foram notifica-dos por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 1.915,40. Dos flagrados, 30 condutores foram encami-nhados à Delegacia de Polícia Judiciária por crime de embria-guez no trânsito (artigos 165 e 306 do CTB, além da lei 11.705/2008 e Lei 12.760/2012).

Mesmo com todo o trabalho educativo e de fiscalização da PRF a imprudência, a inabilidade, a falta de cuidado e o desrespeito às Leis de Trânsito dos condutores foram determinantes para a maio-ria dos acidentes graves. Nos 16 dias desta Operação (20/12/2014 a 04/01/2015), foram registrados em números absolutos, 441 acidentes, que deixaram 355 feridos e 55 mortos.

É importante salientar que a Operação Fim de Ano 2014 teve três finais de semana, enquanto na Operação em 2013, foram apenas dois. Numa análise dos principais tipos de acidentes, pode-se perceber que as colisões, atropelos a pedestres e saídas de pista seguidas de capotamento ou tombamento foram os responsáveis pela maioria das mortes nas rodovias federais do estado, conforme a tabela abaixo:
TIPOS DE ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS

Entre as rodovias em que mais ocorreram acidentes, a BR 101 foi a rodovia com maior incidência de acidentes com vítimas fatais, seguida pelas BRs 116, 324 e 242, conforme quadro abaixo:
ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS POR RODOVIAS

Nucom/BA
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