Pequenos produtores do sudoeste recebem sementes da Abapa Pular para o conteúdo principal

Pequenos produtores do sudoeste recebem sementes da Abapa

DSC_0093-002

Mais de seis mil quilos de sementes foram distribuídas em 12 associações locais

Para preparar os pequenos produtores para o período de plantio de algodão, na região sudoeste, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), deu início à distribuição de sementes de algodão aos pequenos produtores que recebem o apoio da entidade. Ao todo são 6.280 quilos de sementes, distribuídos em 12 associações locais, atendendo cerca de 140 famílias, que plantam em torno de 1 e 2 hectares de algodão.
Segundo a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, os agricultores familiares da região sudoeste têm sofrido por conta das condições climáticas. “Muitos têm perdido suas lavouras, por conta da falta de chuva. Esse apoio é também uma das formas de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva. A Abapa acompanha esses pequenos produtores para auxiliá-los nas diferentes etapas da produção, desde o preparo de solo até a colheita e, se preciso for, até mesmo na comercialização”, disse Isabel.
A Abapa tem atuado junto aos agricultores familiares com o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas, proporcionando-lhes aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade.  Os produtores ainda recebem adubos e defensivos agrícolas, além de visitas semanais dos técnicos do Programa Fitossanitário da Abapa.
A pequena produtora, Janete Teixeira Silva, falou da importância da ação da Abapa. “É a primeira vez que vou plantar algodão. Esse incentivo da Abapa é muito importante, pois muitos não têm condições e nem conhecimento técnico para investir na cultura. Esse apoio só nos encoraja a plantar o algodão”, disse Janete, que também é presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Barriguda.
Para o presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais das Comunidades de Minador e Cedro, Aroldo da Silva Lopes, “esse apoio tem incentivado muitos produtores a plantar o algodão. Nessa próxima safra acho que vai aumentar o número dos que vão optar por essa cultura, devido as facilidades que encontramos por meio desse projeto da Abapa. Só temos a agradecer”, disse Aroldo.
A Abapa atua em 17 municípios da região sudoeste: Guanambi, Brumado, Malhada, Tanhaçu, Pindaí, Urandi, Candiba, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Lagoa Real, Rio do Antônio, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Bom Jesus da Lapa, Coribe, Santana e Caculé, atendendo um total de 807 produtores.
Equipamentos – Em meados de 2013, a Associação dos Produtores de Leite e Algodão de Malhada (Aproleite), recebeu da Abapa, uma mini-colhedora e uma plantadeira-adubadeira, a Associação dos Produtores Rurais de Ubiraçaba no município de Brumado também recebeu uma plantadeira-adubadeira, ambas em regime comodato, todos esses equipamentos estão disponíveis aos pequenos produtores da região.  A Abapa acompanha os produtores semanalmente, orientando desde o preparo do solo até a colheita do algodão. O trabalho é realizado há três anos.
Monitoramento de pragas – Através de uma equipe técnica da Abapa, a região também recebe um trabalho preventivo de controle do bicudo e outras pragas do algodão, com visitas sistemáticas em todas as áreas de algodão, algodoeiras e áreas de rotação. Neste monitoramento os produtores recebem orientações sobre as melhores estratégias para o controle do bicudo, além de informações sobre prazos para plantio, destruição de soqueira, tigueras e transporte correto de algodão e caroço.
O Apoio aos pequenos produtores do sudoeste conta com apoio do Fundeagro.

Assessoria de Comunicação

Associação Baiana dos Produtores de Algodão
Tel.: 
+55 77 3614-9000 
www.abapa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina L...

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...