Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia reúne amantes da cozinha regional em Luís Eduardo Magalhães Pular para o conteúdo principal

Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia reúne amantes da cozinha regional em Luís Eduardo Magalhães


Está confirmada para o período de 15 a 18 de outubro a primeira edição do Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia. O evento acontece no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como “Gruta”, no município de Luis Eduardo Magalhães, localizado a cerca de 950 quilômetros de Salvador.
Durante quatro dias, o público acompanha uma programação diversificada que inclui palestras, oficinas, encontros de capacitação, rodas de conversa, visitas técnicas e apresentações culturais locais, tudo com acesso gratuito.
Além da cidade anfitriã, o Festival também contempla os saberes e sabores de outras seis cidades vizinhas: Barreiras, Formosa do Rio Preto, São Desidério, Cristópolis, Barra e Cotegipe.
O Festival pretende redescobrir, registrar e divulgar a diversidade gastronômica dessa importante região da Bahia. Encantar pelo paladar, pelo olfato, pelo colorido, pelo talento dos chefs de cozinha e das receitas das famílias, temperando tudo com a cultura e a história”, afirma a chef Rosa Gonçalves, idealizadora e coordenadora do evento.
CHEFS E COZINHEIROS – Para ver sua intenção concretizada, ela conta com o apoio de um time de chefs renomados, da Bahia e de estados vizinhos, que irão participar de atividades para mostrar, na teoria e na prática, o que a cozinha do Oeste tem de melhor. O destaque fica por conta das aulas-show, durantes as quais eles ensinam receitas enquanto cozinham frente a frente com o público.
O chef Edinho Engel, do renomado restaurante Amado, em Salvador, é um dos nomes confirmados. Também já confirmaram presença chefs respeitados na capital baiana, como Caco Marinho (DOC Casual Dinning e El Cabalito), Fabrício Lemos (Al Mare), Dudu Prado (Lafayette), Valnei Assunção (Pereira) e Lisiane Arouca (Quatro Chefs) e Elmo Alves (Senac).
Teremos, ainda, o chef Clodomiro Tavares, professor da Universidade Federal da Bahia. A UFBA também enviará um grupo de alunos do curso de Gastronomia, que farão parte da esquipe de apoio.
Durante o festival, os chefs de Salvador irão compartilhar sua experiência com profissionais de destaque na cena gastronômico local, como o chef Olavo do Nascimento e o selecionador e qualificador de café Jeder de Oliveira, além de convidados de outros estados como Osmane Silva, do Tocantins, e Emiliana Azambuja e Gilmar Borges, ambos de Goiás. O italiano Fabrizio Abbate, radicado na Bahia, traz a bagagem internacional do restaurante que leva seu nome, em Porto Seguro.
ESTRUTURA – O Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida tem capacidade para receber mais de cinco mil pessoas por dia. É espaço suficiente, portanto, para abrigar os 60 estandes do evento, que servirá de vitrine também para pequenos produtores da agricultura familiar, além de trabalhadores do campo, organizações de economia criativa e solidária e atividades da área de piscicultura.
Produtos artesanais como queijos, geleias, biscoitos, pães, embutidos e defumados terão lugar de destaque nos estantes, com direito a degustação. Práticas culinárias típicas da região, como o costelão e o porco no rolete, influências da forte presença de imigrantes gaúchos, também terão espaço garantido na “Gruta”.
A estrutura contempla, ainda, auditório com 200 lugares, palco para apresentações artísticas e três espaços para a realização de oficinas. Os visitantes também não podem deixar de conhecer um ambiente batizado de “Cozinha do Interior”, de onde sairão “tachadas” de comidas como moqueca, arroz de carreteiro, baião de dois, vatapá e paella do serrado, que revelam a diversidade gastronômica da região.
PARCEIROS – O Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, da Escola de Culinária Rosa Gonçalves, com patrocínio do Sebrae e apoio da ACELEM.
Participam como apoiadores do evento a Bahiapesca, Cesol (Centro Público de Economia Solidária da Bahia), Umob (União dos Municípios do Oeste da Bahia), Miolo Wine Group, Terramac Empreendimentos Imobiliários e Laticínios Campanella.
O evento também conta com a parceria de restaurantes e empresa locais, além de instituições como o Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo dos Gerais, considerado o maior CTG do mundo.

SERVIÇO

O quê: Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia.
Quando: 15 a 18 de outubro (quarta a sábado)
Onde: Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Luís Eduardo Magalhães)
Ingresso: Gratuito


​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​
​​

Exibindo Rosa Gonçalves_Foto Karina Muniz.jpg


Exibindo Fabricio Lemos_Foto Karina Muniz.jpg

Exibindo Dudu Prado2_Foto Karina Muniz.jpg

Exibindo Clodomiro Tavares_Foto Karina Muniz.jpg

Exibindo Edinho Engel.jpg


Exibindo Caco Marinho 2.jpg


Exibindo Queijo Colonial.jpg


Exibindo Pontel, empresa familiar de embutidos, defumados e torresmos 02.jpg

Exibindo Paes caseiros, queijo, embutido.jpg

Exibindo Jeder Oliveira, barista.jpg


Exibindo Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida - A Gruta 01.jpg



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...