Agricultores do Oeste da Bahia ampliam conhecimento sobre pulverização aérea Pular para o conteúdo principal

Agricultores do Oeste da Bahia ampliam conhecimento sobre pulverização aérea

A pulverização aérea é muito utilizada na agricultura pela rapidez e eficiência, principalmente em grandes áreas como é o caso do Oeste da Bahia. Para ampliar o conhecimento sobre o tema e capacitar engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e pilotos que atuam no Oeste da Bahia, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), junto com a Syngenta, Embraer e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), promoveram o “Curso sobre Tecnologia de Pulverização Aérea”, ministrado pelo engenheiro agrônomo, Yasuzo Ozeki.

Durante os dois dias do curso, os cerca de 80 participantes puderam conhecer os princípios básicos da pulverização aérea; avaliação e análise de gotas; causa e controle de deriva; calibragem de aeronaves; legislação e segurança na operação.

Segundo o professor Ozeki, diversos fatores precisam ser considerados antes da pulverização como o tamanho das gotas; diluição do produto que será aplicado; utilização de um volume que possibilite uma boa cobertura no alvo; altura do vôo, variando em função do vento; utilização de uma largura da faixa de aplicação dentro das limitações das características de cada aeronave; e observar as condições parâmetros meteorológicos como umidade relativa do ar e temperatura atmosférica.

“ As gotas que saem do avião podem atingir uma velocidade que varia de 10 a 20km/h até chegar na planta e, caso os diversos fatores não sejam considerados, os prejuízos podem ser enormes. Eles podem ir desde a perda de uma lavoura até a contaminação de APP´s e rios”, explicou Ozeki.

No Oeste da Bahia, o tipo de pulverização aérea utilizada tem características particulares por basear-se na geografia da região, clima e as grandes extensões das propriedades.

Para o coordenador de pulverização da fazenda Xanxerê, Alexsandro Costa, o curso vai facilitar o trabalho, melhorando a qualidade da aplicação. “Com o curso, eu percebi que quem determina a pulverização é o técnico agrícola e não o piloto. São muitos detalhes que precisam ser considerados e definidos antes do avião decolar”, relatou Alexsandro Costa.

A diretora de Meio Ambiente da Aiba e idealizadora do curso, Alessandra Chaves, explicou que a atividade da aviação agrícola é uma ferramenta importante para a agricultura por proporcionar a aplicação de insumos com rapidez e dentro do tempo ideal para cada tipo de produto. “Isso, reduz os custos de produção e é uma opção ecologicamente correta, se feita dentro das condições técnicas recomendadas, uma vez que poderá reduzir a quantidade de produtos químicos lançadas no meio ambiente”, concluiu Alessandra.

Em breve, serão oferecidos novos cursos na área de pulverização aérea que promovam o conhecimento e, em paralelo, contribuam para a sustentabilidade ambiental da agricultura no Oeste da Bahia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina L...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...