Wagner quer mudar relação com imprensa Pular para o conteúdo principal

Wagner quer mudar relação com imprensa



Depois de quase oito anos de governo, Jaques Wagner (PT) resolveu mudar sua relação com a imprensa. Na semana passada, o governador almoçou num conhecido restaurante deSalvador com dois famosos jornalistas baianos, dando início a uma série de encontros que pretende ter com formadores de opinião até o fim do seu mandato. A iniciativa marca a interrupção de um inexplicável processo de auto-reclusão a que Wagner se impôs com relação aos comunicadores assim que assumiu o comando do Estado, o que, bem computado, lhe trouxe mais prejuízos que ganhos até agora.
Desde que se encastelou no Palácio de Ondina, em 2006, depois de protagonizar uma das mais festejadas vitórias políticas por profissionais da imprensa na Bahia, Wagner assumiu uma postura relativa a jornalistas, de uma forma geral, de substantivo isolamento. Sem jamais agredir um profissional de imprensa, excluí-lo de suas relações profissionais ou constrangê-lo, um avanço se comparado a padrão que predominou na Bahia durante período, infelizmente, não tão remoto, manteve todos sob considerável distância regulamentar, jejum só quebrado em ocasiões muito raras e especiais que se contam em muito menos de cinco dedos.
O Wagner entronizado no posto de governador nem de longe lembrava o deputado federal petista e nem mesmo o ministro do governo do presidente Lula que tinha o telefone pessoalde todos os jornalistas importantes do Estado, não raro os ajudava a montar boas manchetes para seus periódicos e se credenciou como uma das mais importantes fontes jornalísticas das oposições em pleno período carlista, granjeando simpatia única na categoria. É evidente que não há termo de comparação entre o exercício da atividade de um chefe de governo e a de um legislador.
Em volume e impacto, os afazares do primeiro são infinitamente maiores do que os de qualquer parlamentar, não importa quão alto seja seu nível de produtividade. Daí que ninguém esperava que, no comando do Estado, Wagner se comportasse, pelo menos norelacionamento com a mídia, da mesma maneira que agia no período em que exerceu seus mandatos de deputado. O que seu histórico de parlamentar mostra, entretanto, é que sempre teve pleno conhecimento da importância da imprensa na divulgação do trabalho e, principalmente, na formação da imagem de qualquer político.
Só a crença, sem questionamentos, no conceito recente, mas arraigado cada vez mais no petismo, de que mídia é coisa de classe média e, portanto golpista, o qual passou a predominar no PT apenas depois que a legenda chegou ao poder central e se constituiu num partido de massas por meio de iniciativas como o bolsa família, pode explicar a postura deliberamente distante adotada pelo governador na relação com a imprensa, o que ele parece finalmente ter compreendido que não ajuda em nada a imagem de seu governo nem o projeto de continuidade que busca na Bahia.
O caso do PR
Informes chegados de Brasília dão conta de que está longe de ter satisfeito a bancada federal do PR a troca do ministro César Borges pelo baiano Sérgio Passos no comando da pasta dos Transportes. Como decorrência da briga no partido, o deputado federal José Rocha, um parlamentar ativo tanto em Brasília quanto na Bahia, perdeu a presidência da legenda no Estado, o que, pelo clima reinante na capital federal, pode acabar empurrando o partido localmente para o colo do candidato do DEM a governador, Paulo Souto. A conferir!
Artigo publicado originalmente na Tribuna da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...