Câmara aprova Lei das Biografias com emenda de Caiado que agiliza reparações em caso de calúnia e difamação Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova Lei das Biografias com emenda de Caiado que agiliza reparações em caso de calúnia e difamação

Aprovamos o Projeto de Lei 393/2011, que libera publicação de biografias não autorizadas. O texto traz emenda minha que garante trâmite mais rápido na justiça para situações em que pessoa citada na obra tenha sua honra ofendida.
Quem for agredido na honra ou respeitabilidade poderá recorrer ao juizado especial para que, nas próximas edições, o trecho seja excluído. É bom destacar que ficar proibido o recolhimento de qualquer obra.
Fica assegurada a liberdade de expressão permitindo a publicação das biografias bem como celeridade no direito a reparação de um dano à pessoa agredida. O PL agora será apreciado pelo Senado Federal.
Não existe censura a nenhuma biografia no País. Biógrafos podem escrever aquilo que eles acharem certo embasado nos documentos que têm ou por relatos de fatos. Agora, uma pessoa que se sentir agredida pode se valer de um rito mais simples. Hoje, uma solicitação para reparação de um dano leva de 18 a 20 anos para ser concluída. O processo no juizado especial não exclui a possibilidade de interpelação na vara civil e penal e requisição de indenização na tramitação ordinária do judiciário.

Captura de Tela 2014-05-06 às 19.47.50

Câmara aprova Lei das Biografias com emenda de Caiado que agiliza reparações em caso de calúnia e difamação


6 de maio de 2014
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6/5) o Projeto de Lei 393/2011, que libera publicação de biografias não autorizadas. O texto traz emenda do deputado Ronaldo Caiado (Democratas-GO), líder da Minoria no Congresso Nacional, que garante trâmite mais rápido na justiça para situações em que pessoa citada na obra tenha sua honra ofendida. A emenda teve amplo apoio dos líderes partidários e deputados ao longo de sua discussão e votação na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário na noite de hoje. Caiado destaca que com sua proposta o PL assegura liberdade de expressão permitindo a publicação das biografias bem como celeridade no direito a reparação de um dano à pessoa agredida. O PL agora será apreciado pelo Senado Federal.
“Não existe censura a nenhuma biografia no País. Biógrafos podem escrever aquilo que eles acharem certo embasado nos documentos que têm ou por relatos de fatos. Quero agradecer ao deputado Newton Lima, pois após uma discussão no colégio de líderes, houve a incorporação de uma emenda de minha autoria para que pudéssemos também dar ao cidadão agredido na sua honra e na sua respeitabilidade em uma biografia, o direito de recorrer no juizado especial com uma tramitação mais rápida”, afirmou Caiado sobre o autor da proposta.
“Agora, uma pessoa que se sentir agredida pode se valer de um rito mais simples. Hoje, uma solicitação para reparação de um dano leva de 18 a 20 anos para ser concluída”, atestou. O deputado goiano também esclarece que o processo no juizado especial não exclui a possibilidade de interpelação na vara civil e penal e requisição de indenização na tramitação ordinária do judiciário.
Redação
O texto, no entanto, foi aprovado com alteração no conteúdo da emenda que previa a retirada do trecho questionado na justiça apenas em edições futuras. O PL foi apreciado com a redação que exclui o trecho interpelado na justiça em reproduções futuras. Caiado, assim que identificou a questão, requisitou a mesa diretora que modificasse o item no projeto, o que foi negado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O deputado goiano protestou lembrando que esse procedimento é recorrente para corrigir a redação de projetos. Diante da negativa, Ronaldo Caiado vai atuar junto ao Senado para garantir que regra retorne ao texto original da emenda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina L...

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...