Pronatec do SENAR atende comunidade indígena em MS Pular para o conteúdo principal

Pronatec do SENAR atende comunidade indígena em MS

                                              senar
Para investir na profissionalização e gerar oportunidade de independência econômica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS) iniciou no ultimo dia 25, em Caarapó, mais uma turma de qualificação destinada à comunidade indígena por meio do Pronatec do SENAR. A capacitação de Produtor de Mandioca atende 15 moradores da aldeia Tey Cuê.
Com carga horária de 160 horas, a qualificação ocorre no município através de parceria firmada entre o SENAR-MS e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS). "Em setembro de 2013 apresentamos a proposta do SENAR para o município e de imediato houve muito interesse da Secretaria em levar cursos para a comunidade indígena e produtores rurais. Posteriormente, foram escolhidas as capacitações que atendem a necessidade local", relata a supervisora regional da entidade, Juliana Santiago.
Atualmente, a Secretaria de Assistência Social de Caarapó conta com 1.500 famílias indígenas cadastradas e essa qualificação irá estimular o desenvolvimento social e econômico da comunidade, já que após capacitados, os participantes poderão disseminar seus conhecimentos adquiridos, como avalia a gestora de Assistência Social da cidade, Zoraide Rojas Vieira. "Há uma grande necessidade de fortalecer o trabalho das comunidades indígenas e o SENAR-MS traz uma luz para essas pessoas, que têm a terra, mas não a técnica. Depois do curso, eles poderão repassar o aprendizado aos demais membros da aldeia", destacou Zoraide.
O curso de Produtor de Mandioca é ministrado pela instrutora Tainá Terena, também indígena, o que facilita o aprendizado diante da similaridade cultural. "Temos a preocupação de formar instrutores indígenas, garantindo a proximidade com a cultura e a realidade das comunidades", afirma o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.
Qualificações para comunidades indígenas - Em junho de 2013, o SENAR-MS inovou ao ampliar o público de suas capacitações e, através do Pronatec, levou 21 turmas de cursos gratuitos especialmente elaborados de acordo com a realidade local a comunidades indígenas de Aquidauana, Juti, Paranhos e Nioaque, capacitando 299 pessoas.
Em Caarapó, além dos alunos oriundos da comunidade Tey Cuê, capacitados na Escola Indígena de Ensino Médio Yvy Poty, 15 produtores rurais da Comunidade Nova América, são qualificados com o curso de Produtor de Mandioca. As aulas iniciaram também nesta terça-feira, na Igreja Nova América.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR
www.senarms.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...