POR FERNANDO MACHADO: GULLA ESTÁ ERRADO, HOJE O CARNAVAL DE BARREIRAS É MELHOR! Pular para o conteúdo principal

POR FERNANDO MACHADO: GULLA ESTÁ ERRADO, HOJE O CARNAVAL DE BARREIRAS É MELHOR!

POR FERNANDO MACHADO: GULLA ESTÁ ERRADO, HOJE O CARNAVAL DE BARREIRAS É MELHOR!


A notícia de que dois blocos carnavalescos de Barreiras, Kimarrei e Beijou Pegou, decidiram suspender suas atividades durante o período momesco deste ano surpreendeu os clientes das referidas empresas de espetáculos.

Segundo avalia Virgulino Lima Pinto, popular Gulla, proprietário do Kimarrei, em reportagem do jornal Nova Fronteira, o modelo atual da festa na maior cidade da região Oeste está ultrapassado. “Precisamos criar um novo modelo”, disse.

Tem razão o comerciante, porque o formato atual defendido por ele segrega, exclui da festa popular aqueles que não podem pagar pelo ingresso (camiseta), mas que de fato custeia o evento, pois o erário é quem banca parte significativa do entrudo.

O carnavalesco advoga que temos de reproduzir por aqui um padrão Bahia, porque “já é uma tendência no carnaval de Salvador a criação de camarotes”, e diz ainda que os donos de blocos estão “cansados de bancar essa festa nos cinco dias”.

Ora bolas, conte outra! Se os blocos tivessem caixa para realizar a festa, então porque no ano passado não teve carnaval? Respondo: porque a prefeitura de Barreiras decidiu não pagar a conta, que este ano custará, segundo a municipalidade, R$ 3 milhões – pago, claro, com os impostos cobrados da população.

Os empresários do ramo – da elite representada pelo Kimarrei até o periférico Beijou Pegou – se queixam de uma boate luxuosa montada no circuito Aguinaldo Pereira como o principal motivo para queda nas vendas de seus produtos. Se o argumento é tão somente este, os investidores dos blocos comerciais também precisam ser reciclados.

É preciso atentar para duas grandes e importantes mudanças sofridas pelo carnaval de Barreiras nos últimos 20 anos. Em 1997, na primeira gestão do prefeito Antonio Henrique, o circuito foi deslocado do centro histórico para as três avenidas do centro comercial da cidade, propiciando assim a industrialização do carnaval. Agora, o processo tem acontecido inversamente.

Em 2009, durante o governo da prefeita Jusmari Terezinha, por iniciativa da barreirense e vice-prefeita Regina Figueiredo, a folia tradicional às margens do rio Grande foi retomada. Desde então o centro histórico tem reunido, ano após ano, um número maior de blocos culturais e foliões, ávidos consumidores da festa mais popular do planeta.

A configuração empresarial do evento, uma cópia fiel do apartheid social evidente no carnaval de Salvador, alcançou em Barreiras seu apogeu na primeira década do novo milênio, agora, com a retomada das origens da festa, a comercialização do patrimônio imaterial da cultura brasileira entra em estágio de decadência.

Os milhões gastos pelos governos municipal e estadual com cantores descartáveis – com suas músicas de qualidade questionável e de apelo explícito à sexualidade feminina –, somada as estruturas móveis caras, de ostentação e divisoras de classes no carnaval, têm que servir à cultura, à informação, à alegria e, sobretudo, a quem de fato paga a conta, o povo! 

Que venha o Bloco da Rôla, Netos de Momo, Causauê, Nega Maluca e tantos outros grupos carnavalescos de rua. “Ó abre alas que eu quero passar, ó abre alas que eu quero passar, eu sou da Lira, não posso negar, eu sou da Lira, não posso negar...”

www.fernandopop.com - Por Fernando Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...