Comissão realiza audiência sobre política de resíduos sólidos em Barreiras Pular para o conteúdo principal

Comissão realiza audiência sobre política de resíduos sólidos em Barreiras

Angela Natsumi | Ascom KM
01
Centro de Barreiras
A Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou requerimento da deputada Kelly Magalhães (PCdoB) para realização de uma audiência pública, no dia 24 de março, em Barreiras, para discutir a Lei nº 12.932/2014, que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), e a Lei 12.305/10, que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e determinou 3 de agosto de 2014 como data limite para o fim dos lixões.
O presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), presidirá a discussão, que contará com a presença de representantes da sociedade civil, movimentos sindicais, além dos catadores de materiais recicláveis e autoridades políticas.
A lei federal determina que deverão ser implantados, no lugar dos depósitos de lixo a céu aberto, aterros sanitários. Já a lei estadual, sancionada recentemente, em 7 de janeiro deste ano, dispõe sobre seus princípios, objetivos, diretrizes e instrumentos, e estabelece normas relativas à gestão e ao gerenciamento integrados de resíduos sólidos, em regime de cooperação com o setor público, o setor empresarial e os demais segmentos da sociedade civil.
Para a deputada Kelly Magalhães, a gestão de resíduos sólidos é um dos grandes desafios do país, com o aumento da geração de lixo, decorrente das mudanças de hábito da população. “Cuidar do lixo é cuidar não só do meio ambiente, mas principalmente da saúde pública. Além disso, a cadeia produtiva da coleta e reciclagem de resíduos sólidos promove a inclusão social de milhares de catadores, muitos dos quais ainda trabalham na informalidade, através da geração de emprego e renda”, disse.
Segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA), o Brasil deixa de movimentar R$ 20 bilhões por ano por falta de aproveitamento do lixo. O país recicla apenas 1,4% dos resíduos sólidos. Na Bahia, mais de 34 mil catadores, que atuam com materiais recicláveis, ganham menos de um salário mínimo por mês com a atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina L...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...

Barreiras: colisão entre van e caçamba deixa um ferido

A Van ficou com frente destruída O motorista ficou preso nas ferragens Bombeiros e SAMU no local O motorista foi socorrido para o HO Mais um acidente registrado na cidade de Barreiras, no final da tarde desta sexta-feira (10). O condutor de uma van manobrou para acessar a BR 135, quando colidiu com uma caçamba Volvo 440, de cor branca, que trafegava no sentido de Riachão das Neves. O motorista da van ficou preso às ferragens e foi socorrida pelo SAMU 192, após ser resgatado pelo corpo de bombeiros. A vítima foi encaminhada ao Hospital do Oeste. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a ocorrência. Fonte:  Repórter Fernandez Fernandes/Blog do Sigi Vilares