Na luta contra a aids, as armas mais potentes são sexo seguro e informação Pular para o conteúdo principal

Na luta contra a aids, as armas mais potentes são sexo seguro e informação


Hoje é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. E isso não é pouca coisa. Essa doença, que matou milhões nos anos 80, pessoas que nem sabiam nem do que estavam morrendo, ainda é uma preocupação mundial. O Brasil é uma das lideranças mundias no tratamento ao paciente HIV positivo por fornecer gratuitamente coqueteis de medicamentos que reduzem o aparecimento dos sintomas da doença – diminuindo, assim, sua letalidade. Mas pessoas ainda morrem de aids no Brasil, e no mundo, a doença não tem cura e a forma de transmissão mais comum é através do sexo.
• Leia mais sobre aids
• Leia mais sobre camisinha
• Leia o último post: Vibrador + despertador para acordar com prazer
Segundo um boletim do Ministério da Saúde, entre 1980 e junho de 2011, 608.230 pessoas foram infectadas com o HIV no Brasil – 241.469 morreram, 11.965 só no ano passado. Um relatório da Unaids, da ONU, mostrou que, em 2010, 34 milhões de pessoas no mundo viviam com o vírus HIV. Dessas, 1,8 milhão morreram por conta de complicações ligadas à aids. Felizmente, o número de contaminações e mortes vem diminuindo ano a ano. Isso não significa, no entanto, que devemos afrouxar a prevenção.

Por isso fiquei preocupada com um dado revelado pelo Instituto Kaplan, centro de estudos da sexualidade humana, no começo desse ano. Em uma pesquisa com 1.700 jovens sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), 37% não conheciam a maioria delas. Pior: parte achava que aids era sinônimo de DST – e não uma dentre tantas outras doenças. Se desconhecem as doenças, é muito provável que desconheçam o risco de contraí-las, e como se prevenir.
O instituto montou uma exposição em São Paulo sobre camisinha para conscientizar os jovens, sobretudo as meninas de 13 a 19 anos, única faixa etária em que a taxa de mulheres infectadas é maior do que homens no país. “Por dentro da Camisinha” permitiu uma experiência sensorial sobre textura e colocação da camisinha aos visitantes e provou que esse tipo de educação funciona. A entidade aplicou um questionário a 1.625 jovens e adolescentes antes e depois de visitarem a exposição. O resultado mostrou que 71% derrubaram mitos sobre a sensibilidade da camisinha e 78% mudaram de ideia sobre a colocação da camisinha feminina.


A exposição
Ao entrar na exposição, os jovens ganham jalecos de “testadores de qualidade” de camisinha e dão notas para elas. Depois de um jogo, eles entram numa camisinha gigante para perceber a importância de sua proteção. Em seguida, passam pela demonstração da colocação do preservativo feminino e do masculino, teste de elasticidade (vestir a camisinha na mão como luva) e perceber estímulos suaves (como sopro) e mudanças de temperatura e textura (contato da mão com preservativo em gel com temperatura fria/gelada). O objetivo é quebrar mitos associados ao uso do preservativo. No encerramento da oficina, eles preenchem outra ficha com novas notas.
E você, usa camisinha? Como contribui para a luta contra a aids? Responda a nossa enquete, siga o Sexpedia no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...