Chuvas retornam às lavouras de soja do Sul após período seco Pular para o conteúdo principal

Chuvas retornam às lavouras de soja do Sul após período seco

  •  

    As chuvas retornam ao Sul do país, após um período seco no fim de dezembro, e devem afastar temores de maiores problemas com a produtividade no Paraná e no Rio Grande do Sul, segundo e terceiro maiores produtores de soja do país.
    "Há expectativa de chuva forte sobre o Sul do Brasil pelos próximos cinco dias. Até 7 de janeiro, estima-se acumulado entre 70 milímetros e 100 milímetros no norte do Rio Grande do Sul e oeste e sul do Paraná", disse a Somar Meteorologia nesta sexta-feira.
    A falta de chuvas vinha sendo motivo de atenção no Rio Grande do Sul.
    Há atraso no crescimento das plantas em algumas regiões do Estado, disse a Emater/RS, órgão de assistência técnica do governo gaúcho, em relatório. "O déficit hídrico durante o dia faz com que as folhas murchem e sua coloração fique verde palha, apagada. Essas ocorrências poderão afetar o rendimento da cultura se a situação não melhorar", disse a entidade.
    Em Passo Fundo, polo do agronegócio no noroeste do Rio Grande do Sul, por exemplo, houve chuvas leves em apenas três dos últimos 20 dias de dezembro, segundo dados da Somar.
    A meteorologista Estael Sias, da MetSul, afirma que a soja no Estado "está num período em que dá para reverter" eventuais danos. "Em janeiro deve chover acima da média", disse ela.
    Por outro lado, pode haver problemas no mês que vem. "Fevereiro é decisivo para a soja, e é possível que falte chuva em fevereiro."
    No Paraná, o mês de dezembro terminou com acumulado de chuvas 22 por cento abaixo da média histórica, conforme a Somar.
    Na região de Maringá, no norte do Estado, um período de 30 dias de chuvas irregulares "vinha preocupando os produtores de soja", disse o técnico Dorival Basta, em um relatório diário da Secretaria de Agricultura, mas houve melhora do clima nos últimos dias.
    "Para a cultura da soja, esta chuva geral foi muito importante, pois mais de 50 por cento das lavouras de soja encontram-se em fase de frutificação", segundo o técnico.
    A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de uma colheita recorde de 90 milhões de toneladas de soja na atual safra 2013/14.
    No Centro-Oeste, onde o plantio começa mais cedo e há uma ênfase em variedades precoces, as primeiras lavouras começaram a ser colhidas perto do Natal.
    No Sul, o plantio ocorre mais tarde e muitas plantações ainda estão em fases vulneráveis ao estresse hídrico.
    O Paraná deverá responder por cerca de 18 por cento da soja do Brasil este ano e o Rio Grande do Sul por 15 por cento. Os dois Estados ficam apenas atrás de Mato Grosso em volume de produção.
    (Por Gustavo Bonato)

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    ▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

    Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

    Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

      O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

    Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

    Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...