As escolas da rede estadual de educação da capital e do interior iniciaram nesta quinta-feira (30) a Jornada Pedagógica 2014. Com o tema ‘O Planejamento Coletivo da Escolapara o Fortalecimento das Aprendizagens’, a atividade continuaaté esta sexta-feira (31) e se constituicomo espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, a fim de consolidaro planejamentodas atividadespara o ano letivo.
Participam da jornada professores, gestores, coordenadores pedagógicos, articuladoresde área e diretoresdas DiretoriasRegionais de Educação(Direc).
O planejamento, desenvolvido a partir da reflexão sobre o desempenho dos estudantes,prevêainda a elaboração de metas,estratégias e ações para a melhoria dos processosde ensino e de aprendizagem, além da construçãode um currículo articuladoquepotencializea aprendizagemdosestudantes.
Acompanhamento
O processo de planejamento é acompanhado pelos técnicos do Projeto de Monitoramento,Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que atuampara a melhoria da gestão pedagógicacolaborativa.
Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí, Eliverte Dantas Bispo de Carvalho, a jornada é um momento rico para a comunidadeescolar. “Esse é um espaço de reflexão, entrosamentoe planejamento do ano letivo. Um momentopara discutirmosquestões,como o regimentoescolar, o planejamentodas unidadese a promoçãode atividadesinterdisciplinares”.
Planejamento
“A ideia de uma proposta coletivasurge do pressupostoqueo planejamentonão se faz individualmente, mas também não se encerra na Jornada Pedagógica. É uma prática contínua na escola com o objetivo de garantir o aprendizado dos nossos estudantes”,afirmou a superintendentede Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educaçãodo Estadoda Bahia, Amélia Maraux.
Ela participou da abertura da Jornada Pedagógica do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde sete escolas se reuniram para planejar, juntas,o ano letivo 2014.
Segundo a professora de biologia do Colégio Estadual Carlos Barros, em Paripe, Alexandra Oliveira, a iniciativa de reunir as escolas contribui para socializar e articular o planejamento das atividades - sete escolas da região se reuniram no ColégioEstadualAlmirante Barroso.
“Fica mais fácil trabalhamos em conjunto. Ajuda a identificar os desafios e a criar as estratégias, unificandoo planejamentoe aplicando-o de acordo com a realidade de cada turma”, disseAlexandra.
Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.
O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade. Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...
Comentários
Postar um comentário