As escolas da rede estadual de educação da capital e do interior iniciaram nesta quinta-feira (30) a Jornada Pedagógica 2014. Com o tema ‘O Planejamento Coletivo da Escolapara o Fortalecimento das Aprendizagens’, a atividade continuaaté esta sexta-feira (31) e se constituicomo espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, a fim de consolidaro planejamentodas atividadespara o ano letivo.
Participam da jornada professores, gestores, coordenadores pedagógicos, articuladoresde área e diretoresdas DiretoriasRegionais de Educação(Direc).
O planejamento, desenvolvido a partir da reflexão sobre o desempenho dos estudantes,prevêainda a elaboração de metas,estratégias e ações para a melhoria dos processosde ensino e de aprendizagem, além da construçãode um currículo articuladoquepotencializea aprendizagemdosestudantes.
Acompanhamento
O processo de planejamento é acompanhado pelos técnicos do Projeto de Monitoramento,Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que atuampara a melhoria da gestão pedagógicacolaborativa.
Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí, Eliverte Dantas Bispo de Carvalho, a jornada é um momento rico para a comunidadeescolar. “Esse é um espaço de reflexão, entrosamentoe planejamento do ano letivo. Um momentopara discutirmosquestões,como o regimentoescolar, o planejamentodas unidadese a promoçãode atividadesinterdisciplinares”.
Planejamento
“A ideia de uma proposta coletivasurge do pressupostoqueo planejamentonão se faz individualmente, mas também não se encerra na Jornada Pedagógica. É uma prática contínua na escola com o objetivo de garantir o aprendizado dos nossos estudantes”,afirmou a superintendentede Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educaçãodo Estadoda Bahia, Amélia Maraux.
Ela participou da abertura da Jornada Pedagógica do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde sete escolas se reuniram para planejar, juntas,o ano letivo 2014.
Segundo a professora de biologia do Colégio Estadual Carlos Barros, em Paripe, Alexandra Oliveira, a iniciativa de reunir as escolas contribui para socializar e articular o planejamento das atividades - sete escolas da região se reuniram no ColégioEstadualAlmirante Barroso.
“Fica mais fácil trabalhamos em conjunto. Ajuda a identificar os desafios e a criar as estratégias, unificandoo planejamentoe aplicando-o de acordo com a realidade de cada turma”, disseAlexandra.
▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL
Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...
Comentários
Postar um comentário