TSE pode limitar ‘doação’ de empresa em 2014 Pular para o conteúdo principal

TSE pode limitar ‘doação’ de empresa em 2014

Uma semana depois de mobilizar o plenário do STF, as ‘doações’ eleitorais feitas por empresas vão virar tema de debate também no TSE. Nesta terça-feira, a Corte máxima da Justiça eleitoral brasileira analisará um projeto de resolução que impõe limites às contribuições empresariais. Se aprovadas, as restrições entrarão em vigor já nas eleições de 2014.
Em notícia veiculada na noite passada, os repórteres Felipe Recondo e Erich Decat informaram que a proposta é patrocinada pelo ministro Dias Toffoli. Em essência, prevê duas novidades. Numa, seriam proibidas de aplicar dinheiro nas campanhas eleitorais as empresas que tomaram empréstimos em bancos estatais ou estrangeiros. São raras as indústrias e construtoras que não tenham experimentado dos empréstimos de juros companheiros do BNDES.
Noutra regra, seriam vedadas as “doações” eleitorais de logomarcas consorciadas, coligadas ou controladas por empresas estrangeiras. Para ser aprovada, a resolução manuseada por Tofoli precisa obter pelo menos quatro votos no plenário do TSE, integrado por sete magistados.
Como o tribunal não é Legislativo, Tofoli terá de explicar em que leis se encaixam as proibições. Dono de uma poltrona também no STF, Toffoli votou na semana passada pela proibição de doações de empresas privadas. Ali, porém, julgam-se supostas violações ao texto da Constiutuição, apontadas em ação da OAB.
O julgamento do Supremo foi adiado porque um dos ministros, Teori Zavascki, decidiu exercer o seu direito de requisitar o processo para analisá-lo com calma, empurrando o veredicto para dentro do ano eleitoral de 2014. Confirmando-se a tendência favorável à proibição de verbas de empresas nas eleições, os ministros do STF terão de decidir se a novidade entra em vigor imediatamente ou é adiada para a eleição de 2016, para dar prazo aos congressistas de aprovar algo para colocar no lugar.
No caso da resolução do TSE, não há dúvidas. Se for aprovada, valerá para as eleições do ano que vem. A exemplo do Supremo, a Justiça eleitoral cutuca as onças do Congresso com vara curta. Em entrevista ao blog, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que o Legislativo não vai digerir passivamente a “intromissão” externa num tema que seria da exclusiva competência do STF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem morre ao fazer sexo com um animal depois de um coice

ANIMAL CIUMENTO MATA O SEU AMANTE  NA CIDADE DE PATOS -PB MOMENTO EM QUE O AMANTE FAZIA O QUE MAIS O ANIMAL GOSTAVA (SEXO ANIMAL O desempregado Cícero Balbino da Nóbrega, 20, conhecido por ¨Deca Batalhão¨, que residia na cidade de Patos (PB) morreu ao receberam coice ao tentar fazer sexo com uma jumenta. O coice do animal atingiu Cícero nos testículos e ele teve morte quase que imediata. Conforme a polícia local, o fato aconteceu por trás da Igreja Santo Expedito, no bairro Dona Melindra. O corpo do desempregado foi encontrado por populares. Ele estava sem camisa e com as calças abaixadas até o joelho, enquanto a jumenta estava amarrada ao seu lado. A polícia foi acionada e ouviu algumas testemunhas. Elas disseram que Cícero era acostumado a fazer sexo com o animal, cujo nome é ¨mimosa¨. A polícia acredita que o animal foi amarrado durante a madrugada, mas no momento do sexo desferiu o coice fatal no desempregado. Seu corpo foi encaminhado para a Unidade de Medicina L...

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...