Terra Nova é a segunda cidade com maior percentual dos que se declaram pretos ou pardos, diz estudo Pular para o conteúdo principal

Terra Nova é a segunda cidade com maior percentual dos que se declaram pretos ou pardos, diz estudo


O Pará é o estado com o maior número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas no Brasil, de acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo lançado nesta quarta-feira, 6, na 3ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, em Brasília, revela que 76,7% dos paraenses afirmaram ser pretos ou pardos no censo demográfico de 2010. Deste percentual, 69,5% se disseram pardos e 7,2%, negros.

A Bahia ocupa o segundo lugar no ranking nacional com 76,3% autodeclarados pretos e pardos. Entretanto, é o estado com o maior número de pessoas que se declararam pretas (17,1%); outras 59,2% se dizem pardas.

De acordo com o assistente da Diretoria de Geociências do IBGE, José Senna, o alto índice de paraenses que se declaram pardos deve-se ao processo de miscigenação entre brancos e índios na região amazônica. Diferentemente da Bahia, onde a maioria dos entrevistados que se disseram pardos são afrodescendentes.

Municípios

Apesar de o Pará ocupar o primeiro lugar no ranking nacional, o município com o maior número de pretos e pardos autodeclarados é a cidade maranhense de Serrano do Maranhão (94,76%); seguida pelos municípios baianos Terra Nova (93,2%), Teodoro Sampaio (92,6%), Pedrão (92,54%) e Salinas (92,14%).

Na classificação nacional, Salvador ocupa a 565ª posição e a 154ª, no cenário baiano. A pesquisa Mapa da Distribuição Espacial da População segundo Cor ou Raça - pretos e pardos é fruto de parceria do IBGE com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

O objetivo do estudo, segundo Artur Sinimbu, assessor técnico da Seppir, é contribuir para a elaboração de políticas públicas para o seguimento, tais como o projeto de lei - encaminhado ao Congresso Nacional, nesta terça, 5, pela presidente Dilma Roussef - que prevê a reserva de 20% de vagas para negros em concursos federais.
O aspecto de maior destaque do mapa, conforme Artur, é a apresentação gráfica dos dados. "É possível perceber, por exemplo, o processo de segregação racial. Pretos e pardos, geralmente, se concentram em regiões periféricas, ou precárias", diz.

Bairros - Em Salvador, a região com o maior número de pretos e pardos é Ilha de Maré (92,99%). Em seguida, estão os bairros Fazenda Coutos (90,57%) e Rio Sena (90,3%), que ocupam o 2º e o 3º lugar, respectivamente.

A Liberdade, eleita pelo imaginário baiano como o bairro mais negro de Salvador, figura no 54º lugar, com 85,41% de pretos e pardos autodeclarados. Já a região do Curuzu fica em 40ª posição, com 86,39%.

Os bairros com menor número de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas são Itaigara (34,49%), Vitória (36.42%), Graça (37,82%), Caminho das Árvores (38,03%) e Canela (41,64%).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...