Iranianos agradecem negociadores por acordo nuclear Pular para o conteúdo principal

Iranianos agradecem negociadores por acordo nuclear

Os ministros das Relações Exteriores das grandes potências e o Irã chegaram a um acordo na madrugada deste domingo (24/11) sobre um texto conjunto

Publicação: 24/11/2013 11:28 Atualização:
Teerã, 24 novembro 2013 (AFP) - "Demos graças aos nossos negociadores", exclama Ahmad, um estudante de Teerã "feliz" após a conclusão de um acordo com as grandes potências que permitirá a rápida suspensão de algumas sanções ocidentais que afetam a economia iraniana.

Os ministros das Relações Exteriores das grandes potências e o Irã chegaram a um acordo na madrugada deste domingo sobre um texto conjunto, depois de cinco dias de intensas discussões sobre o controverso programa nuclear do Irã.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, que liderou a delegação iraniana, elogiou o "enorme sucesso", depois de uma jornada muito difícil.

Este acordo, válido por seis meses, limita as atividades nucleares do Irã em troca de um levantamento parcial de certas sanções, especialmente nos setores do petróleo e bancário. O país vive no ritmo de sanções desde 2006, mas seu fortalecimento no ano passado mergulhou o país em uma crise profunda.

A inflação atingiu oficialmente 36% no final de outubro, enquanto o desemprego é superior a 11%. A produção industrial está em declínio e os preços dos produtos de consumo aumenta de forma constante.

Leia mais notícias em Mundo 


O embargo bancário e a desconexão da rede de transferências internacionais SWIFT também afetam a saúde. Os preços dos medicamentos dispararam e as importações tornaram-se mais difíceis, especialmente para o tratamento a longo prazo de doenças graves.

Hamed Mohammadi, um jovem de 30 empregado no setor privado, espera que o preço da moeda estrangeira diminua. "Isso significa que o preço das coisas também irá diminuir gradualmente" em riais (moeda iraniana), explicou.

Os cambistas confirmam que o sucesso das negociações afetará diretamente o valor do dólar em relação ao rial.

O otimismo reina desde a vitória em junho do presidente Hasan Rohani, considerado moderado e que lançou uma política de abertura.

O dólar, que chegou a custar 38 mil rials em fevereiro, sofre uma queda de cerca de 20%.

Mohamad Amini, proprietário de uma empresa de roupas em um bairro próspero de Teerã, disse que precisou chamar seu filho, que estudava na Europa, de volta.

"Eu não podia continuar a pagar os seus estudos. Agora eu espero que o dólar caia e que o meu filho possa voltar para continuar a estudar", relatou.

"Nossas vidas estão em jogo"

Apesar de não haver efervescência nas ruas, no metrô um senhor e um jovem estudante trocavam impressões. "Eu vi a guerra (Irã-Iraque, de 1980 a 1988), eu testemunhei o sofrimento e a destruição. Nós resistimos, mas isso não pode continuar. Nossas vidas estão em jogo", declarou o senhor.

O estudante pediu patriotismo. "O direito às atividades nucleares é o símbolo da nossa força, a nossa convicção", exclamou.

Os debates acalorados florescem no Facebook e no Twitter, duas redes sociais que são oficialmente proibidas no Irã, mas usadas por jovens iranianos e até mesmo altos funcionários do governo.

O acordo provisório "terá um efeito psicológico positivo. Isso vai dar esperança aos iranianos e será benéfico para a economia por alguns meses", disse à AFP Mehdi Miremadi, presidente da Câmara de Comércio Franco-iraniana.

"Mas isso não vai resolver nada a longo prazo. Enquanto não pudermos transferir dinheiro de e para o Irã, continuará a ser muito difícil", considerou.

"O maior alívio será sentido (...) quando se chegar a um acordo mais amplo", comentou à AFP Marahsi Reza, analista do Conselho Nacional Americano-Iraniano (NIAC), que estava em Genebra para acompanhar as discussões.

"A diplomacia é uma maratona, não um sprint", ressaltou

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...