'Black bloc' viaja para participar de manifestações, TOMARA QUE NÃO CHEGUEM POR AQUI Pular para o conteúdo principal

'Black bloc' viaja para participar de manifestações, TOMARA QUE NÃO CHEGUEM POR AQUI

O governo federal já identificou que alguns manifestantes envolvidos em atos de violência participaram de diferentes protestos em mais de um Estado no país, e está investigando o que pode estar por trás desta atuação.
Segundo a Folha apurou, a área de inteligência do governo federal filmou os protestos contra o leilão do campo de Libra, realizado no Rio no dia 21 de outubro, e localizou entre os manifestantes um que já atuou em ações violentas em outro Estado.
A partir desta descoberta, assessores do Ministério da Justiça disseram à reportagem que agentes de inteligência do governo investigam se um grupo nacional poderia estar agindo de forma coordenada para estimular violência nas manifestações.
A investigação ainda está na fase preliminar, mas é considerada importante pelo governo para tentar evitar eventuais usos políticos ou criminosos destas ações.
Um assessor presidencial disse que um "infiltrado" contratado por setores políticos mais radicais ou por grupos do crime organizado pode fazer um "grande estrago" em manifestações para atingir seus objetivos.
AÇÃO CRIMINOSA
O governo teme, principalmente, que a tática "black bloc", que consiste em praticar atos violentos como forma de protesto, seja "capturada" por líderes de organizações criminosas, na busca de camuflar seus ataques como se fossem praticados por manifestantes defensores de causas públicas.
Isto já teria ocorrido, segundo as primeiras investigações, nas manifestações desta semana na zona norte de São Paulo, quando criminosos tiveram comportamento semelhante em alguns atos aos praticados por adeptos da tática "black bloc", incendiando caminhões, interditando a rodovia Fernão Dias e fazendo saques na região.
OPERAÇÃO CONJUNTA
O governo aposta no acordo fechado entre o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e os secretários de Segurança Fernando Grella (São Paulo) e José Mariano Beltrame (Rio) para combater a atuação de baderneiros e conter os "black blocs".
Na quinta-feira, eles acertaram que os serviços de inteligência do governo federal e dos dois Estados vão passar a atuar em conjunto para mapear, identificar e reprimir este tipo de tática e ação.
Na avaliação do governo, os serviços de segurança federal e estadual já estão preparados para atuar nas grandes manifestações pacíficas, mas precisam se coordenar e se organizar para lidar com grupos de vândalos que passaram a agir mais fortemente depois de junho.
O Ministério da Justiça acredita que a atuação conjunta da União com São Paulo e Rio vai criar um padrão unificado mais eficaz de combate a atos de violência nas manifestações.
Para o governo, a ação organizada servirá, inclusive, para proteger e tranquilizar aqueles que vão aos protestos de forma pacífica.
O governo avaliou que os últimos episódios em São Paulo --as agressões sofridas pelo comandante da PM Reynaldo Simões Rossi por mascarados e as cenas de violência na zona norte da cidade-- acenderam o sinal amarelo, mostrando a necessidade de uma atuação conjunta para evitar uma crise nacional na área de segurança.
Principalmente no próximo ano, quando o país sediará a Copa do Mundo e terá ainda a eleição presidencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...