Aula inaugural marca o início do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural Pular para o conteúdo principal

Aula inaugural marca o início do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural

“Esse curso é de extrema importância para a operacionalização do Programa Jovem Aprendiz. No Oeste, temos fazendas muito distantes e essa condição inviabiliza a prática. Essa parceria é fundamental e a Fazenda Modelo é uma experiência nova que tem tudo para dar certo”, afirmou Daniela Santos, supervisora do Senar, entidade responsável pela parte pedagógica do Programa.

Cerca de 60 estudantes do curso técnico em Agropecuária oferecido pelo Cetep, participaram, nesta quarta-feira (13), da aula inaugural do Programa Jovem Aprendiz na Propriedade Rural que vai oferecer capacitação profissional para jovens com mais de 18 anos na cultura de soja e milho. O Programa é uma iniciativa da Aiba em parceria com a Faeb, Senar, Cetep, Codevasf, Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Ministério do Trabalho.

Durante a cerimônia de abertura da aula inaugural, o produtor associado da Aiba e vice- presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, falou aos jovens sobre a necessidade de mão de obra qualificada na região. “Hoje, muitas fazendas do Oeste buscam mão de obra qualificada fora daqui. Com o Jovem Aprendiz, vocês vão estar aptos para trabalhar com grãos. Aproveitem ao máximo. Se esforcem porque o amanhã está esperando vocês, capacitados, para o trabalho no campo.”, disse Schmidt, destacando que o Programa, “além de abrir novos caminhos para os jovens da região, vai  atender a Lei 10.097/2000 que determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade rural, tenha uma cota de jovens aprendizes.”

Durante 10 meses, os 60 estudantes selecionados para a primeira fase do Programa Jovem Aprendiz, terão aulas teóricas no Cetep e aulas práticas em uma Fazenda Modelo, localizada no Projeto da Codevasf, Barreiras Norte. No total, serão 800 horas aulas sobre Matemática Aplicada, Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Culturas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitossanitário e Irrigação, dentre outras.

“Esse curso é de extrema importância para a operacionalização do Programa Jovem Aprendiz. No Oeste, temos fazendas muito distantes e essa condição inviabiliza a prática. Essa parceria é fundamental e a Fazenda Modelo é uma experiência nova que tem tudo para dar certo”, afirmou Daniela Santos, supervisora do Senar, entidade responsável pela parte pedagógica do Programa.

“Estou concluindo o curso técnico em Agropecuária e acredito que o Jovem Aprendiz irá abrir as portas para o mercado de trabalho. É uma experiência nova e uma excelente oportunidade para vivenciar a prática no campo.”, falou a estudante Magna Xavier do Nascimento, 18 anos.

No final do curso, em setembro de 2014, os jovens receberão um certificado de formação emitido pelo Senar, dentro das determinações do Código Brasileiro de Ocupações. A próxima turma deverá ser iniciada em fevereiro de 2014.

Ascom Aiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...