UMA PESQUISA FEITA NO ESTADO DO PARANÁ,MARINA GANHARIA DA DILMA E IRIA PARA O SEGUNDO TURNO COM A ATUAL PRESIDENTE.
Pesquisa exclusiva da revista Ideias, realizada pelo Paraná Pesquisas, mostra a preferência do eleitorado curitibano
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: Na pesquisa estimulada, cresce, significativamente, o número de intenção de votos conquistado pela candidata Marina Silva. Enquanto a atual presidente Dilma Rousseff atingiu índices preocupantes na capital paranaense e foi mencionada por 26,10% dos entrevistados, Marina, que na pesquisa espontânea atingiu a quarta colocação, passa a ter a liderança com 29,91% das respostas. Aécio Neves aparece com 18,64%. Eduardo Campos também cresce e tem 5,72% da preferência do eleitorado. 10,11% dos curitibanos não sabem em quem votariam, mesmo na pesquisa estimulada. 9,53% mantêm a ideia de não votar em ninguém.
Daqui a um ano os eleitores curitibanos irão às urnas para escolher os candidatos de sua preferência. Nas eleições de 2014, a disputa é pelo governo estadual, uma vaga para o Senado, a bancada de deputados federais e estaduais, além da corrida presidencial.
Nessas concorridas eleições, o expressivo número de eleitores curitibanos – mais de 1 milhão de votantes, o que faz da capital paranaense o maior colégio eleitoral do Estado – tem relevância e pode ser determinante até na escolha do presidente da República.
O registro também é relevante uma vez que mede a consequência do conturbado período de manifestações, que provocou grande instabilidade política e atingiu diretamente a popularidade de alguns governantes. Passada a turbulência, como anda a cabeça do curitibano, hoje, a 12 meses das eleições?
Para responder a essa pergunta, a revista Ideias encomendou uma pesquisa de opinião pública. Realizada pelo Paraná Pesquisas, o estudo ouviu 1.207 eleitores da capital paranaense, entre os dias 04 e 08 de setembro de 2013.
Entre as perguntas – com respostas estimuladas e espontâneas, e várias opções de cenários e possibilidades de embate – os entrevistados responderam a questionamentos sobre as eleições do próximo ano. O curitibano também revelou a aprovação que faz das administrações federal, estadual e municipal. Outro índice mostrou o que a população da capital pensa da vinda de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil.
O levantamento foi feito de acordo com dados registrados em entrevistas pessoais. A amostra tem um grau de confiança de 95%, com margem estimada de erro de 3,0% para os resultados gerais.
Na sequência, os detalhes da pesquisa.
- See more at: http://www.revistaideias.com.br/?/politica/975/os-novos-numeros-da-disputa-eleitoral-de-2014/&PHPSESSID=38035265351b3c9b951a659f0b544874#sthash.wYMydngJ.dpuf
Comentários
Postar um comentário