Evolução fez roedor ficar imune ao veneno de escorpião Pular para o conteúdo principal

Evolução fez roedor ficar imune ao veneno de escorpião

Imagens do mês (outubro/2013)60 fotos

59 / 60
Biólogos da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, comprovaram que o veneno do escorpião"Centruroides sculpturatus" ativa receptores de dor nos ratos, com exceção do rato gafanhoto ("Onychomys torridus"). Segundo os pesquisadores, um receptor gera aminoácidos diferentes que são capazes de unir as toxinas do veneno e neutralizar todos os outros neurônios receptores da dor. Isso faz com que o rato gafanhoto consiga se alimentar do invertebrado (ilustração, à direita) Roger W. Barbour e Ron Klinger/Princeton University Press
O rato gafanhoto (Onychomys torridus) é insensível às picadas de uma espécie de escorpião, uma raridade da evolução que permite a este roedor da América do Norte alimentar-se desse invertebrado, reporta nova pesquisa publicada nos Estados Unidos.
Esta exceção biológica poderia ajudar os cientistas a desenvolverem tratamentos contra a dor e antídotos para o veneno deste escorpião, o Centruroides sculpturatus.
Não é comum que a evolução neutralize o mecanismo da dor que permite proteger o corpo das agressões externas e identificar uma doença, afirmam cientistas, cujo estudo é publicado na edição desta sexta-feira (25) da revista norte-americana Science.
Para descobrir o segredo da resistência do rato gafanhoto, os cientistas estudaram os efeitos do veneno desta espécie de escorpião em outros ratos desprovidos deste mecanismo biológico.
Descobriu-se que as toxinas do veneno do escorpião neutralizam certos neurônios no rato gafanhoto, mas as ativam em outros roedores.
O veneno destes escorpiões contém poderosas neurotoxinas que agem no sistema nervoso central e no sistema circulatório, provocando intensas contrações musculares e insuficiência respiratória.
Depois de uma série de experimentos, os cientistas, entre eles Ashlee Rowe, da Universidade do Texas, em Austin, no Sul dos EUA, comprovaram que o veneno ativa alguns receptores da dor nos ratos normais, como em todos os mamíferos, mas isto não ocorre no rato gafanhoto.
Neste último, os biólogos descobriram que outro receptor, produto de uma mutação, gera aminoácidos diferentes, capazes de unir as toxinas do veneno e neutralizar todos os outros neurônios receptores da dor ao redor.
De fato, segundo os cientistas, o veneno parece desativar temporariamente qualquer forma de dor no rato gafanhoto.
Este mecanismo de defesa é similar ao observado no rato-toupeira-pelado, insensível à dor, o que lhe permite suportar níveis muito elevados de dióxido de carbono nas galerias subterrâneas onde vive.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...