Campos e Marina dizem que vão definir candidato só em 2014 Pular para o conteúdo principal

Campos e Marina dizem que vão definir candidato só em 2014

Com discurso afinado, aliados disseram estar construindo bases para uma 'nova política' brasileira

Atualizado em 11.10 - O Estado de S. Paulo
Eduardo Campos e Marina Silva tiveram uma reunião de emergência nessa quinta-feira, 10, em São Paulo na qual decidiram adotar uma estratégia para abafar focos de tensão criados desde o anúncio da aliança no sábado passado: oficialmente, o nome do candidato do PSB ao Palácio do Planalto só será definido em 2014.

Marina e Campos se encontraram nesta quinta em São Paulo - Tiago Queiroz/Estadão
Tiago Queiroz/Estadão
Marina e Campos se encontraram nesta quinta em São Paulo
"Em 2014 nós vamos tomar uma decisão sobre a chapa. Não haverá nenhum problema entre o PSB e a Rede no que tange a essa questão", afirmou Campos ontem. Aliados do governador de Pernambuco, porém, não admitem ceder a cabeça da chapa à ex-ministra do Meio Ambiente.
Atendendo a um pedido de Marina, Campos se deslocou para São Paulo. Depois de um almoço reservado, a dupla convocou entrevista para, nas palavras de um dirigente do PSB, "limpar o terreno publicamente".
"A aliança é tão inédita que sofrerá ataques especulativos de toda ordem. Temos que respondê-los a todo o tempo", afirmou o deputado Walter Feldman, um dos principais operadores políticos de Marina.
"Se alguém imagina (haver problemas) entre Marina, eu e outros companheiros para que a gente possa organizar (a aliança) está redondamente enganado", afirmou o governador na entrevista coletiva. Socialistas e "marineiros" temem que o impacto da aliança na opinião pública seja contaminado pela disputa entre os dois grupos.
O estranhamento entre os "sonháticos" da Rede, cujo registro foi negado pela Justiça Eleitoral por falta de assinaturas de apoio, e os dirigentes do PSB, onde os "marineiros" se abrigaram, começou depois que integrantes dos dois grupos começaram a questionar publicamente quem estaria na cabeça da chapa ao Planalto.
No lançamento da aliança, no sábado passado, Marina disse que iria "adensar" a candidatura de Campos, que já estava "posta". Seus auxiliares chegaram a dizer que a ex-ministra aceitaria ser vice. Depois, porém, Marina deu declarações em que sugeriu estar disposta a encabeçar a chapa ao Planalto. Também surgiram outros pontos de atrito, envolvendo alianças e espaço político.
"A decisão que nós temos tomada com muita clareza é que estamos fazendo uma aliança que busca a identidade. É preciso começar essa aliança não pelos nomes, mas pelo conteúdo", disse Campos. O governador afirmou, ainda, que a aliança não se iniciaria cometendo "os mesmos erros" de práticas políticas que ambos condenam.
Marina disse fazer das palavras do governador as suas. Para a ex-ministra, a aliança vai inverter o processo tradicional da política em que "faz-se a aliança eleitoral, ganha-se os governos e depois inventa-se um programa"."Vamos adensar essa aliança, dar substância a esse conteúdo político e aí sim o que é uma aliança programática poderá se tornar, se deus quiser e o nosso trabalho, uma aliança fática."
A ex-ministra também criticou a "ansiedade tóxica" da "eleição pela eleição e do poder pelo poder". "O que vai fazer a diferença não é o tempo de televisão, não é o marketing, não é a estrutura. É a nova postura."
Pesquisas. Campos foi questionado se está confortável em liderar a chapa mesmo com Marina à frente dele nas pesquisas de intenção de voto. Respondeu no melhor estilo "sonhático": "Completamente. Nem eu nem a Marina estamos buscando candidaturas. Estamos buscando uma nova política. Em 2014 nós vamos tomar uma decisão sobre a chapa".
Segundo o governador Eduardo Campos, a aliança entre ele e Marina "provocou um verdadeiro terremoto na política brasileira" e reuniu "muita gente que estava decepcionada com a política, que estava de lado".
Anões. Marina aproveitou para rebater o marqueteiro da presidente Dilma Rousseff, João Santana, que em entrevista na semana passada à revista Época afirmou que os adversários da petista são "anões antropofágicos" - sugerindo que iriam se destruir sem chegar a ameaçar uma vitória de Dilma.
"Quando a gente é o anão a gente tem uma vantagem. A gente não olha de cima para baixo, olha de baixo para cima", retrucou, com certo tom de ironia, a ex-ministra Marina Silva. "Olhando de baixo para cima a gente consegue ver o que está acima de nós. E o que está acima de nós é o futuro do Brasil". / PEDRO VENCESLAU, ISADORA PERON e BEATRIZ BULLA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...