No fim de noite desta quinta feira (29/08), Policiais Rodoviários Federais retiveram um conjunto articulado “Bitrem”, tracionado pelo caminhão Iveco/Stralis, com notório excesso de peso. No Km 383 da BR 242 o veículo, carregado de milho em grãos e seguindo de Brasília/DF para Cabedelo/PB, foi abordado pelos Policiais. O condutor apresentou apenas uma nota fiscal com 49.300kg de milho, o que gerou suspeita de omissão de valores.
Ao revistar a cabine do caminhão trator, foram encontradas duas notas fiscais que, somadas à apresentada pelo motorista, totalizavam mais de 90 toneladas de carga, configurando um excesso de peso de 40.330Kg, além de ultrapassar em 34.330Kg a capacidade máxima de tração, motivos pelos quais o Bitrem foi notificado em R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) e encaminhado à SEFAZ para a regularização fiscal. Sua liberação final, após a quitação dos débitos perante a fazenda, ficou condicionada ao transbordo da carga excedente para outro veículo. Informações e foto da PRF Bahia.
A prática é usual no transporte de longo curso em todo o País. É de se imaginar como se comportam rolamentos de roda, freios e manobrabilidade de um caminhão com tamanho absurdo de peso. O DNIT precisa urgente de uma balança rodoviária na BR 242 para evitar o sacrifício das estradas e dos transportadores, que compensam os fretes baixos com excesso de peso.
Comentários
Postar um comentário