Faro Fino da Notícia Pular para o conteúdo principal
Legislação ambiental e sustentabilidade são tema de evento na Bahia












No Dia Nacional do Cerrado, produtores, órgãos governamentais do Meio Ambiente, universidades e ONG´s estiveram reunidos para falar sobre legislação, novo Código Florestal, Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), reserva legal, APP’ s, Plano de Bacias Hidrográficas e a Lei Complementar no 140/2011. Eles participaram do Seminário sobre Cerrado e Legislação Ambiental, realizado no dia 11 de setembro, em Barreiras.
O evento foi aberto pelo presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, que ressaltou a importância de se debater questões de ordem econômica, social e, principalmente, legal sobre o Cerrado, bioma tão importante para a região Oeste da Bahia.
“A diretoria da Aiba entende que só resolveremos as questões ambientais através do dialogo. Estamos, hoje, dando início a uma série de conversas entre as entidades envolvidas no processo e tenho a certeza de que todos sairão ganhando com isto, principalmente o cerrado baiano” disse Júlio Cézar Busato.
Em seguida, a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, falou sobre a importância de estar atento à legislação ambiental no que se refere à manutenção de áreas nativas destinadas a Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente em propriedades rurais. Dentro Deste contexto, Alessandra destacou as ações de mobilização da Aiba para adesão dos associados a programas de regularização ambiental no Estado. “Entre estas iniciativas, podemos citar, como exemplo, as adesões ao Plano de Adequação e Regularização Ambiental (PARA) e, mais recente, ao Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), que vemos como instrumentos importantes de gestão territorial e monitoramento. Toda a área produtiva e áreas nativas destinadas à Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente são declaradas e, na existência de passivos, estes terão que ser corrigidos em prazos definidos na adesão.”, explicou Alessandra.
O ciclo de palestras teve início com a apresentação do diretor de Relações Institucionais da Aiba, Ivanir Maia, como o tema Desenvolvimento e Sustentabilidade no Oeste da Bahia. Ele fez um panorama da produtividade da região e falou sobre técnicas agrícolas de baixo impacto. “Para atingir a sustentabilidade, é necessário atenção a três pilares: desenvolvimento econômico, progresso social e proteção ambiental. Contudo, torna-se
importante o investimento em pesquisas que contribuam para diminuir incertezas quanto à produtividade e aos impactos ambientais.”, disse Ivanir Maia.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, falou sobre o Cefir e como ele será feito nos municípios. "A iniciativa tem como principal objetivo cadastrar os imóveis rurais do estado da Bahia e contribuir para um maior monitoramento ambiental no Estado. Precisamos pensar no desenvolvimento econômico sem deixar de lado a preocupação com a sustentabilidade ambiental."
Mudanças na Legislação - Durante o Seminário foram destacadas as mudanças ocorridas, nos últimos dois anos, na legislação ambiental, em especial a Lei Complementar n° 140/2011. Este assunto foi apresentado pelo assessor técnico sênior da Área Ambiental da CNA, Rodrigo de Brito. Segundo ele, a Lei Complementar no 140/2011 definiu as competências originárias e comuns para os entes federativos municipal, estadual e federal, quanto à gestão ambiental - Licenciamento, Autorização, Fiscalização e Monitoramento – para atividades que causam impacto ambiental, ficando o Conselho Estadual de Meio Ambiente responsável por definir os parâmetros para classificação de cada empreendimento, individualmente. Na Bahia, esses critérios estão estabelecidos por resolução do CEPRAM.
O Código Florestal também está entre as mudanças da legislação ambiental e foi comentado pelo superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto. Publicado em 2012, ele trouxe algumas mudanças quanto à reserva legal, áreas de preservação permanentes (APP’s) e a obrigatoriedade de cadastramentos em propriedades rurais. Sobre as Reservas Legais foi estabelecido que serão feitas em Ato Declaratório, realizado diretamente no (Cefir), o correspondente ao nacional Cadastro Ambiental Rural (CAR), desobrigando a averbação em cartório. Para propriedades com até quatro módulos fiscais, a Reserva Legal deverá ser a mesma que existia em 22 de julho de 2008, isentando o produtor de recuperação em área destinada a Reserva Legal. Contudo, as Áreas de Preservação Permanente deverão ser recuperadas, considerando a margem prevista no PARA. Para as demais áreas que não se enquadram neste critério, o código também trouxe novos procedimentos de regularização da Reserva Legal, que poderão ser por regeneração natural, por recomposição em até 20 anos e por compensação.
Também participaram do evento a presidente estadual da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e secretária de Meio
Ambiente do município de Luís Eduardo Magalhães, Fernanda Aguiar, que falou sobre a atuação da Anamma na Bahia, ressaltando a importância da gestão ambiental municipal para atividades de impacto local; e a vice presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Eliza Zancanaro Zanella, que apresentou o Plano de Bacias Hidrográficas como uma importante ferramenta para gestão dos recursos hídricos.
Ascom Aiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...