Henrique Alves autoriza criação de CPIs do Ecad e do Trabalho Infantil Pular para o conteúdo principal

Henrique Alves autoriza criação de CPIs do Ecad e do Trabalho Infantil


Com essas, serão 4 CPIs na Câmara; oposição pede CPI da Petrobras. Pelo regimento interno, podem funcionar simultaneamente até 5 CPIs


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), determinou nesta segunda-feira (12) a abertura de duas novas comissões parlamentares de inquérito: a CPI do Ecad, para apurar o sistema de arrecadação e distribuição de direitos autorais, e a CPI do Trabalho Infantil, para investigar a exploração do trabalho de crianças no país.
O regimento interno da Câmara determina que não podem funcionar simultaneamente mais que cinco comissões parlamentares de inquérito. Atualmente, há duas CPIs em atividade na Casa: a do tráfico de pessoas e a da exploração de crianças.
Como havia espaço para mais três comissões, partidos oposicionistas pressionaram nesta segunda-feira para que Henrique Alves autorizasse a instalação de uma CPI da Petrobras, em razão de denúncia publicada neste final na revista "Época".
Mas, segundo o secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Viana, a consultoria jurídica da Câmara está concluindo parecer sobre o pedido de criação da CPI dos Precatórios que, assim, se tornaria a quinta CPI em funcionamento. Não há prazo para Henrique Alves se manifestar sobre a criação ou não dessa comissão.
Sugerida pelo deputado Leonardo Quintão, a CPI da Petrobras teria o objetivo de investigar diversas denúncias veiculadas pela imprensa nos últimos meses relacionadas à empresa.
Neste final de semana, reportagem publicada pela revista “Época” trouxe à tona denúncias do ex-diretor da BR Distribuidora e engenheiro de carreira da Petrobras João Augusto Henriques. Ligado ao PMDB, ele revelou um suposto esquema de pagamento de propina a partidos políticos com recursos obtidos com operações internacionais da estatal do petróleo. De acordo com a reportagem, João Augusto afirmou que todos os contratos da Petrobras no exterior passavam por ele, que cobrava “pedágio” de empresários interessados.
Mesmo que a CPI dos Precatórios não seja criada, a eventual CPI da Petrobras teria de aguardar a análise de outros 11 requerimentos de criação de CPIs que, pela ordem cronológica, estão na frente. Além disso, após decisão do Supremo Tribunal Federal sobre as regras de duração das comissões parlamentares de inquérito, as CPIs podem se estender por tempo indeterminado durante os quatro anos da legislatura.
Com o eventual fechamento da cota de cinco CPIs, restaria à oposição apenas a possibilidade de apresentar um projeto de resolução propondo a criação da comissão. Sem contar com acordo entre os líderes, essa alternativa seria demorada, na medida em que a proposta teria de tramitar pelas comissões temáticas da Casa antes de ser submetida ao plenário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

▼ ‹ › Início Visualizar versão para a web às sexta-feira, dezembro 13, 2013 EM ENTREVISTA KARLUCIA MACEDO DIZ: ''O VEREADOR QUE REIVINDICA, MUITAS VEZES AJUDA MAIS O PREFEITO QUANDO APONTA OS ERROS E COBRA RESULTADOS DO QUE AQUELE QUE SERVE À BASE DO GOVERNO MUNICIPAL

Objetivando mostrar aos barreirenses quem são seus representantes, quanto custam aos cofres públicos e o que eles tem feito e/ou pretendem fazer em prol da melhoria de vida da população nesses quatro anos de mandato, o Novoeste, numa proposta de cunho meramente social, dá continuidade ao Projeto “Conheça seu Vereador”. O critério sequencial da série de entrevistas contempla primeiramente às mulheres que compõem a casa legislativa barreirense. Assim, a entrevistada da edição 693, de 19/11/2013, foi a vereadora Karlúcia Macedo. Ela ainda se recupera da trágica e prematura perda do seu filho Caio Macedo, assassinado brutalmente na última semana. Entretanto, a entrevista foi realizada dias antes do ocorrido. Karlúcia Crisóstomo Macêdo Antonio, a popular Karlúcia Macêdo, é natural de Barreiras. É filha de Cumingues Ribeiro de Macêdo e Adelzuita Cri...

Barreiras comemora véspera de aniversario com uma grande vigília evangelica em Frente a prefeitura Municipal.

  O evento contou com a presença do prefeito Antonio Henrique Oraçao para abençoar a cidade O mês de maio é considerado como maio maior. projeto que ja a mais de dois anos tem durante todos os dias eventos e comemorações em homenagem ao aniversario de Barreiras. este evento em especial, antecede o dia 26/05 que é a data oficial da comemoração do aniversario. A Ass. de Pastores criou este ano um projeto de Oração por Barreira; unindo todas as igreja que faz parte da associação de pastores evangélicos do oeste da Bahia. Realizaram uma vigília de oração com o objetivo de fazermos um clamor pela cidade de Barreiras, contra violência que esta assustadora, em prol das autoridades constituídas, e agradecer por mais um aniversario de emancipação politica de nossa querida cidade.  Na noite de ontem, segunda-feira, 25, véspera do aniversário de Barreiras, ocorreu um culto ao ar livre na Avenida Clériston Andrade, em frente à prefeitura do município. Vários pastores e evangélicos de v...

Ex-jogador Raí "sai do armário" e vai viver com o apresentador Zeca Camargo

Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Fonte:  http://conexaodebate.com.br/noticia/4710/ex-jogador-rai-sai-do-armario-e-vai-viver-com-o-apresentador-zeca-camargo.html#ixzz2by40Ij5R . Segundo o site de noticias Tribuna Hoje afilhada do Portal R7 Raí, ex-jogador do São Paulo e forte símbolo sexual entre as mulheres, chocou os holofotes com a notícia do seu relacionamento com Zeca Camargo. Segundo boatos, o casal já está junto há uns dois anos. Já o apresentador todo mundo sabe que só fica no armário durante os programas da TV. Nas baladas gay em Sampa, Zeca sempre bomba! Agora, de Raí, pouca gente desconfiava. Segundo a colunista Fabiola Reipert, do R7, a Globo, que sempre surpreende pela manutenção de estereótipos conservadores, proibiu qualquer vinculação dos nomes de Raí e Zeca Camargo em programas da emissora. A colunista ainda revelou que Zeca ficou bastante irritado ...